Gaudium news > Em tempo de Covid-19, Alemães se preparam para as “24 horas de Oração pelas Vocações”

Em tempo de Covid-19, Alemães se preparam para as “24 horas de Oração pelas Vocações”

As Orações deste ano têm uma característica especial: somos chamados a rezar pelos trabalhadores da vinha do Senhor, e agora mais ainda, após o surto da epidemia de coronavírus.

As Orações deste ano têm uma característica especial: somos chamados a rezar pelos trabalhadores da vinha do Senhor, e agora mais ainda, após o surto da epidemia de coronavírus.

Berlim – Alemanha (Quinta-feira, 23-04-2020, Gaudium Press) Organizadas pelo Centro para Pastoral Vocacional da Conferência Episcopal Alemã, as “24 horas de Oração pelas Vocações”, em sua edição 2020, serão realizadas entre 2 e 3 de maio, IV Domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor, sob o lema “Lança tuas redes”, informa o site do Episcopado da Alemanha.

“Em 3 de maio de 2020, o próximo Dia Mundial de Oração pelas vocações espirituais, queremos nos reconectarmos em oração. Queremos contribuir para uma profunda renovação da fé e da Igreja em nosso país, orando para que o Senhor nos envie as pessoas que estão prontas para pregar o evangelho com dedicação, afirma o site do Episcopado.

Depois do Covid-19, as orações pelas vocações neste ano têm características especiais

Para Michael Maas, diretor do Centro para a Pastoral Vocacional, “A oração deste ano tem uma característica especial, pois, somos chamados a todo momento a rezar pelos trabalhadores da vinha do Senhor, e agora mais ainda, após o surto da epidemia de coronavírus, onde tudo está um pouco diferente.

Não podemos rezar juntos na Igreja. Em função disto será difícil rezar em um só lugar pelas 24 horas da iniciativa, à exceção dos mosteiros. Mas a oração será ainda mais eficaz.”

A Oração pelas Vocações é importante, especialmente hoje

“Especialmente hoje, a oração pelas vocações é importante, porque torna-se visível o que o cuidado pastoral significa para nós. Como nós, cristãos, vivemos a partir da administração dos Sacramentos, aquilo que o anúncio do Evangelho pode significar, sobretudo em tempos difíceis.
A questão do significado da vida torna-se cada vez mais urgente na resposta à atual crise e levanta a questão da vocação pessoal de um cristão. Na oração, também queremos tratar dessa intenção de uma maneira muito pessoal”.  ( Leia sobre mais sobre “Orações pelas Vocações” )

“Lança tuas redes”, lema da “Jornada de orações” 2020

O lema da jornada de oração de 2020 é “Lança tuas redes”.

Este lema recorda como Jesus convidou Pedro e os seus companheiros a lançarem as redes novamente depois de uma noite malsucedida de pesca, um episódio narrado no Evangelho de Lucas.

O que é o Dia Mundial pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas

No ano de 1964, no contexto da realização do Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI instituiu o Dia Mundial de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas. (DMOV). A finalidade deste dia é fazer com que, em toda a Igreja, se cumpra o pedido de Jesus: “pedi ao dono da messe que envie trabalhadores para a colheita” (Mt 9,36-38).

Na primeira mensagem que escreveu por ocasião deste dia, o Papa Paulo VI indicava a direção que o DMOV deveria seguir: “eleve-se então ao Céu a nossa oração: das famílias, das paróquias, das comunidades religiosas, dos pavilhões dos hospitais, das multidões de crianças inocentes, a fim de que cresçam as vocações e sejam conformes o Coração de Cristo” (Paulo VI, 1964).

Desde sua origem, o Dia Mundial de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas é celebrado no Quarto Domingo da Páscoa, que neste ano acontece no dia 3 de maio, ocasião na qual a Igreja Latina recorda em sua liturgia a figura de Cristo como o Bom Pastor. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas