Gaudium news > Ele se deu a conhecer

Ele se deu a conhecer

É com imensa alegria que devemos anunciar a mensagem do Natal: Deus fez-Se homem, veio habitar no meio de nós.

Nascimento do menino Jesus

Redação (23/12/2021 16:07, Gaudium Press) É Natal no mundo! Há um contágio do bem! Nós, católicos, após a caminhada do Advento, chegamos a este dia, oitava e tempo solenes com muita alegria! “Anuncio-vos uma grande alegria (…): hoje, na cidade de Davi, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor” (Lc 2, 10-11). Neste dia solene, ressoa o anúncio do Anjo que é um convite – dirigido também a nós, homens e mulheres do terceiro milênio – para acolher o Salvador. Que a humanidade atual não hesite em fazê-Lo entrar nas suas casas, nas cidades, nas nações e em qualquer ângulo da Terra!

É com imensa alegria que devemos anunciar a mensagem do Natal: Deus fez-Se homem, veio habitar no meio de nós. Deus não está longe: está perto, mais ainda, é o Emanuel, Deus-Conosco. Não é um desconhecido: tem um rosto, o rosto de Jesus.

Trata-se de uma mensagem sempre nova, que não cessa de surpreender, porque ultrapassa a nossa esperança mais ousada. Sobretudo porque não se trata apenas de um anúncio: é um acontecimento, um fato sucedido, que testemunhas credíveis viram, ouviram, tocaram na pessoa de Jesus de Nazaré! Permanecendo com Ele, observando os seus atos e escutando as suas palavras, reconheceram em Jesus o Messias; e, ao vê-Lo ressuscitado, depois que fora crucificado, tiveram a certeza de que Ele, verdadeiro homem, era simultaneamente verdadeiro Deus, o Filho Unigênito vindo do Pai, cheio de Graça e de Verdade (Jo 1, 14).

Nascimento do menino Jesus 1

“Desperta, ó homem! Por ti, Deus se fez homem” (Santo Agostinho). Ó, homem moderno, adulto e, todavia, às vezes débil de pensamento e de vontade, deixa o Menino de Belém conduzir-te pela mão; não temas, confia n’Ele! Deus se fez homem por amor do homem!

Somos convidados a formar coro com os Anjos: Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na Terra às pessoas de boa vontade. Chegou a salvação! A luz se manifestou para iluminar os caminhos da humanidade, que anseia por paz e fraternidade. Deus se torna presente em nosso meio. A palavra se fez carne e veio morar junto a nós!

Neste dia solene, ressoa o anúncio do Anjo que é um convite – dirigido também a nós para acolher o Salvador. Que a humanidade atual não hesite em acolhê-Lo em suas casas, cidades, nações e, em qualquer ângulo da Terra! Nos últimos séculos, foram muitos os progressos realizados em campo técnico e científico e podemos dispor, hoje, de vastos recursos materiais. Mas o homem da era tecnológica corre o risco de ser vítima dos próprios êxitos da sua inteligência e dos resultados das suas capacidades inventivas, caminhando para uma atrofia espiritual, um vazio do coração. Por isso, é importante abrir a sua mente e o seu coração ao Natal de Cristo, acontecimento de salvação capaz de imprimir uma renovada esperança à existência de todo o ser humano.

Vamos à gruta de Belém acolhendo a grande novidade e imensa alegria! Tenhamos nossa alma mais delicada, mais limpa, mais alegre por ser mais consciente da filiação divina, e bem preparada por meio de uma confissão realmente contrita, a fim de que o Senhor resida com mais plenitude em nós: essa confissão que talvez Deus esteja esperando há tanto tempo…

Os anjos, assim como Maria e José estão nos convidando a entrar. E, já dentro, dizemos a Jesus com a Igreja: “Rei do universo, a quem os pastores encontraram envolto em panos, ajudai-nos a imitar sempre a vossa pobreza e a vossa simplicidade” (Preces das Laudes).

Nascimento do menino Jesus 2

Sejamos anunciadores da Boa Nova da Salvação que veio até nós! Na verdade, para que serviria celebrar o Natal de Jesus se os cristãos não soubessem anunciá-Lo aos seus irmãos com a sua própria vida? Celebra verdadeiramente o Natal todo aquele que, em si mesmo, acolhe o Salvador, com fé e com amor cada vez mais intensos, aquele que O deixa nascer e viver em seu coração para que possa manifestar-Se ao mundo na bondade, benignidade e doação generosa de quantos n’Ele acreditamos.

Dirijamo-nos ao Menino de Belém, ao Filho da Virgem Maria e digamos: “Vinde salvar-nos”! Repitamo-lo em união espiritual com tantas pessoas que atravessam situações particularmente difíceis, fazendo-nos voz de quem a não tem.

Acolhamos o Natal de Cristo como um acontecimento capaz de renovar, hoje, a nossa existência. O encontro com o Menino Jesus faça de nós pessoas que não pensam unicamente em si mesmas, mas que se abram às expectativas e às necessidades dos irmãos. Desta maneira, tornarmo-nos também nós testemunhas da luz que o Natal irradia sobre a humanidade do terceiro milênio. Peçamos a Maria Santíssima, tabernáculo do Verbo encarnado, e a São José, silenciosa testemunha dos acontecimentos da salvação, que nos transmitam os sentimentos que eles nutriam enquanto esperavam o nascimento de Jesus e que agora experimentam na presença do Menino Deus recém-nascido!

Por Cardeal Orani João Tempesta, O. Cist. – Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas