Gaudium news > É preciso sacralizar o Domingo, mesmo quando não há Missas, esclarece Arquidiocese de Detroit

É preciso sacralizar o Domingo, mesmo quando não há Missas, esclarece Arquidiocese de Detroit

Estados Unidos – Detroit (Quarta-feira, 18-03-2020, Gaudium Press) O Padre Stephen Pullis, Diretor do Departamento de Evangelização e Discipulado Missionário da Arquidiocese de Detroit, Estados Unidos, ofereceu uma série de conselhos para sacralizar o dia de domingo aos fiéis que vivem restrições para participar da Eucaristia ou que devem permanecer isolados em quarentena. As particulares condições impostas pelas medidas de prevenção do contágio do COVID-19 (Coronavírus) se produzem durante uma ativa campanha da Arquidiocese pelo resgate do domingo como Dia do Senhor.

O Padre Stephen Pullis, ofereceu conselhos para sacralizar o domingo aos fiéis que têm restrições para participar da Eucaristia ou que devem permanecer isolados em quarentena.
“Há menos de um ano, nosso Bispo local divulgou uma nota pastoral intitulada ‘El Día del Señor’”, recordou o sacerdote, que destacou a forma como o prelado motivou todos os crentes a viver o domingo como um dia sagrado. “Quando não é possível para nós participar da Missa, como podemos ainda santificar o Dia do Senhor?”, questionou, para depois oferecer várias alternativas.

O primeiro conselho é assistir a uma transmissão ao vivo da Eucaristia através dos meios de comunicação. “Embora a participação digital nunca possa substituir a presença real na Missa, a Missa ao vivo é uma excelente maneira de manter nossa conexão com a Missa quando não é possível estar ali pessoalmente”, assegurou o Padre Pullis, que convidou a limitar os elementos de distração enquanto se une à celebração espiritualmente. De maneira relacionada, o segundo conselho é fazer uma Comunhão Espiritual, que pode ser feita diariamente para invocar a graça de Deus e a união com Jesus Cristo.

Uma terceira atividade proposta é ler as leituras da liturgia dominical em família. “Ler as Escrituras individualmente ou em conjunto, especialmente em nossas famílias, é uma excelente prática espiritual”, expressou o sacerdote. “Ao pensar nas leituras, fazer perguntas e ouvir como Deus poderia responder em seu coração, as leituras de domingo podem proporcionar-lhe alimento espiritual a você e aos seus entes queridos”.

Os fiéis também podem participar da recitação do Santo Rosário em família e visitar os templos que se encontram abertos para a oração particular (a qual permite o benefício de acessar a Adoração Eucarística). Por fim, o Padre Pullis recordou a oportunidade de aproveitar o domingo para entrar em contato com membros da comunidade que possam ter necessidades especiais e aliviar na medida do possível suas necessidades.

“Embora todas essas práticas possam nos ajudar durante este período, nada pode substituir a participação real na Missa Dominical. Enquanto ansiamos pelo alimento espiritual da Eucaristia, podemos recordar a situação daqueles que passaram meses e anos sem este Pão dos Anjos”, concluiu o sacerdote. “Muitos católicos perseguidos no mundo de hoje desejam deliciar-se com esta Sagrada Oferenda e a conveniência que tão facilmente podemos conceder semana a semana e dia a dia. À medida que jejuamos da Eucaristia durante esta pandemia como uma medida extraordinária para servir ao bem comum, que Deus nos conceda uma consciência renovada da maravilha da Eucaristia e um compromisso renovado de santificar o Dia do Senhor”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas