É nomeado primeiro representante residente da Santa Sé no Vietnã
O Papa Francisco nomeou o primeiro representante papal residente no Vietnã desde 1975. Trata-se do Arcebispo polonês, D. Marek Zalewski, atual núncio apostólico em Singapura
Redação (26/12/2023 08:00, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou o primeiro representante papal residente no Vietnã desde 1975. Trata-se do Arcebispo polonês, D. Marek Zalewski, atual núncio apostólico em Singapura.
A nomeação histórica acontece depois de um período de aproximação entre o Vietnã e a Santa Sé, e mais especialmente após um acordo assinado em 27 de julho de 2023 durante a visita do presidente Vo Van Thuong ao Vaticano. O acordo previa um representante residente da Santa Sé no país asiático. Durante a visita, o chefe de estado vietnamita agradeceu a grande contribuição da comunidade católica para com a sociedade do Vietnã.
As relações entre o Vaticano e o Vietnã foram interrompidas em 1975, oito meses após a invasão do Vietnã do Norte no Vietnã do Sul, unificando os dois territórios com o nome de República Socialista do Vietnã. Na época, Dom Henri Lemaître, delegado apostólico do Vaticano, teve que deixar a capital Saigon, renomeada pelos comunistas como cidade de Ho Chi Minh.
A partir da década de 90, os dois Estados tiveram algumas iniciativas para reatar relações. Em 2011, Bento XVI nomeou um representante pontifício não residente, Dom Leopoldo Girelli, que morava em Singapura.
O Arcebispo Zalewski, de 60 anos de idade, é, portanto, o primeiro representante pontifício residente no Vietnã. Em 2018, ele foi nomeado representante pontifício não residente e, durante suas viagens ao Vietnã, pôde visitar e incentivar as atividades pastorais da comunidade católica vietnamita e também estreitar laços com as autoridades locais.
O Vietnã tem 98,9 milhões de habitantes; os católicos do país representam 6% da população. Desde o ano 2000, observa-se um aumento significativo no contingente de sacerdotes em diversas dioceses vietnamitas. (FM)
Deixe seu comentário