Gaudium news > É iniciado o processo de beatificação de Dom Guéranger, abade de Solesmes

É iniciado o processo de beatificação de Dom Guéranger, abade de Solesmes

Os Bispos da França autorizaram  o início do processo de beatificação de Dom Guéranger, abade de Solesmes, reformador da vida monástica e restaurador do canto gregoriano na França

Prosper Gueranger

Dom Prosper Guéranger. Foto: Wikipedia.

Redação (13/11/2023 08:00, Gaudium Press) Os Bispos franceses reuniram-se recentemente em Assembleia Geral da conferência episcopal e decidiram votar a favor do início do processo de beatificação de Dom Proposer Guéranger, monge beneditino que participou da renovação monástica francesa, restaurou o canto gregoriano e inspirou o movimento litúrgico do século XIX.

Prosper Louis Pascal Guéranger nasceu em 4 de abril de 1805 na cidade de Sablé-sur-Sarthe, no oeste da França, e foi ordenado sacerdote em 1827. Com apenas alguns anos de sacerdócio, em 1831, Dom Guéranger descobre com pesar que o célebre priorado de Solesmes será demolido.

Ajudado por seu Bispo e por alguns amigos, ele decide comprar o edifício e passa a morar no local junto com mais três companheiros em 1833. A pequena comunidade não tem nem dinheiro nem meios, mas a adesão à regra de vida beneditina faz com que novas vocações sejam atraídas.

Em 1837, a Santa Sé reconhece a comunidade como autenticamente beneditina e decreta a criação da Abadia de Solesmes, passando a ser a casa principal da Ordem Beneditina na França. Alguns meses depois, Dom Guéranger emite seus votos solenes.

canto gregoriano 2

Amor à Liturgia e ao canto gregoriano

Dom Guéranger é conhecido por seu amor à liturgia, que o inspirou a escrever uma de suas obras mais conhecidas, “O Ano Litúrgico” (L’année Liturgique), composta por 15 volumes que englobam o ano litúrgico. Essa obra terá um papel importante na unificação da liturgia francesa, profundamente marcada pela Revolução Francesa e que contava com diferentes formas de galicanismo.

Entre os aspectos da liturgia ressaltados por Dom Guéranger estavam a significação teológica de vários elementos da Missa, assim como a participação dos fiéis no Santo Sacrifício do altar. Elementos que inspiraram de alguma maneira a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II.

Além da liturgia, Dom Guéranger é conhecido como o reformador do canto gregoriano. Para ele, o gregoriano é uma autêntica forma de demonstrar a fé católica. A abadia de Solesmes passou a estudar as origens do canto gregoriano, tornando-se assim um ponto de referência da restauração do canto-chão e criando seu próprio repertório.

Dom Guéranger faleceu em 30 de janeiro de 1875, aos 69 anos de idade. Seu corpo está sepultado na cripta da abadia de São Pedro de Solesmes, e seu coração está na abadia de Santa Cecília de Solesmes. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas