Gaudium news > Doze mártires redentoristas são beatificados na Espanha

Doze mártires redentoristas são beatificados na Espanha

Doze redentoristas martirizados durante a guerra civil espanhola foram beatificados no último sábado, 22 de outubro

Doze martires redentoristas serao beatificados na Espanha

Redação (24/10/2022 09:30, Gaudium Press) O Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para a causa dos Santos, presidiu a Missa de beatificação de Vincenzo Nicasio Renuncio Toribio e de seus 11 companheiros redentoristas, mortos durante a guerra civil espanhola, em 1936.

A celebração Eucarística foi realizada na catedral de Santa Maria la Real de Almudena, em Madri. Entre os concelebrantes da cerimônia estavam o Arcebispo de Madri, Cardeal Carlos Osoro, o superior dos redentoristas, Pe. Rogério Gomes, o superior provincial dos redentoristas em Madri, Pe. Francisco Javier Caballero e o pároco de Perpétuo Socorro, Pe. Damián Cubillo.

Tesouro em vasos frágeis

Durante a homilia, o Cardeal Semeraro comentou a segunda carta de São Paulo (4, 8-10), na qual o Apóstolo fala que somos frágeis, como vasos de barro, mas dentro se revela “o segredo do testemunho cristão, pois diz que aquele vaso frágil guarda um tesouro, ou seja, a força da vida de Cristo, que habita em nós”.

Força interior da qual, os 12 mártires redentoristas souberam dar testemunho durante a sangrenta perseguição na própria capital espanhola, explicou o Cardeal Marcello Semeraro aos fiéis.

No dia anterior, 21 de outubro, a igreja do Perpétuo Socorro, dirigida pelos redentoristas, promoveu uma vigília de oração pelos jovens. Representantes das famílias dos beatos e pessoas oriundas das regiões de origem dos beatos também assistiram a cerimônia.

Os mártires beatificados

Os 12 mártires foram assassinados em 1936, durante a guerra civil espanhola. Seis deles eram sacerdotes e seis eram religiosos da Congregação do Santíssimo Redentor.

Os novos beatos pertenciam a duas comunidades redentoristas de Madri: a do Santuário do Perpétuo Socorro e à de São Miguel Arcanjo.

Os seis presbíteros beatificados são: Vicente Nicasio Renuncio Toribio, Crescencio Severo Ortiz Blanco, Ángel Martínez Miquélez, José María Urruchi Ortiz, Antonio Girón González e Donato Jiménez Bibiano. Os religiosos redentoristas beatificados são: Bernardo Sáiz Gutiérrez, Nicesio Pérez Del Palomar Quincoces, Gregorio Zugasti Fernández De Esquide, Aniceto Lizasoain Lizaso, José Joaquín Erviti Insausti e Rafael Perea Pinedo. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas