Gaudium news > Doze frases de Santo Ambrósio sobre a Espiritualidade Católica

Doze frases de Santo Ambrósio sobre a Espiritualidade Católica

Apesar de ter nascido no ano 340, os ensinamentos de Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja, permanecem atuais.

Redação (07/12/2020 11:00, Gaudium Press) A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 7 de dezembro, a memória de Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja, título conferido aos católicos que tiveram uma reconhecida importância nos estudos da teologia católica.

Este Santo faz parte do seleto grupo de Padres da Igreja, cristãos dos primeiros séculos que através dos seus estudos e ensinamentos auxiliaram a fundamentar a doutrina católica, servindo muitas vezes como bússola segura para os demais católicos.

Dentre seus ouvintes mais assíduos destaca-se a figura de Santo Agostinho, que inclusive mencionou Santo Ambrósio em seu clássico livro ‘Confissões’. Além disso, Santo Ambrósio também teve a graça de batizar Santo Agostinho.

Apesar de ter nascido no ano 340, os ensinamentos de Santo Ambrósio permanecem atuais, e por conta disso selecionamos algumas frases e pensamentos deste grande Santo:

01 – “Aquilo que o amor faz, o medo jamais poderá realizá-lo. Nada é mais útil do que fazer-se amar”.

02 – Da mesma forma que o temor do mundo é fraqueza, o temor de Deus é grande força.

03 – Quando te sentires angustiado, acredita que há saída, sem murmúrio. É hora de ires invocando e rezando, sem te entregares em queixas.

04 – “A queda desastrosa daquele antigo Adão esvaziou-nos, mas encheu-nos da graça de Cristo. Ele despojou-se a si mesmo para nos encher e para fazer habitar na carne do homem a plenitude da virtude”.

05 – “Cristo é tudo para nós: se desejares curar as tuas feridas, Ele é médico; se estás angustiado pelo ardor da febre, Ele é fonte; se estás oprimido pela culpa, Ele é justiça; se precisas de ajuda, Ele é poder; se tens medo da morte, Ele é vida; se desejas o paraíso, Ele é o caminho; se tens horror às trevas, Ele é luz; se estás em busca de comida, Ele é alimento”.

06 – “Em tudo desejo seguir a Igreja de Roma… Não faço mais que seguir o Apóstolo Pedro, estou fielmente ligado à sua piedade”.

07 – “Quem se entrega a Deus não teme ao Demônio. ‘Se Deus é por nós, quem será contra nós?’ (Rom 8,31)”.

08 – “A Igreja é o navio que navega bem neste mundo ao sopro do Espírito Santo com as velas da Cruz do Senhor plenamente desfraldadas”.

09 – “Todas elas (as riquezas) são coisas caducas que se vão mais depressa de quando vieram. Um tesouro deste tipo não passa de um sonho. Quando acordas já desapareceu, porque o homem que consegue curar a embriaguez deste mundo e apropriar-se da sobriedade da virtude, despreza todas estas coisas e não dá valor algum ao dinheiro”.

10 – “Para o cristão, a Fé antecede todo o mais”.

11 – “Um bonito exemplo da conversão (bom ladrão) pela qual é necessário aspirar: depressa ao ladrão é concedido o perdão, e a graça é mais abundante do que o pedido; com efeito, o Senhor concede sempre mais do que o que se lhe pede […] A vida é estar com Cristo, porque onde está Cristo ali está o Reino”.

12 – “Em favor deles correu água da pedra; em teu favor corre o sangue de Cristo. A água saciou a eles para o momento; a ti; o sangue te lava para sempre”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas