Gaudium news > Dominicanos erigem nova província na África

Dominicanos erigem nova província na África

Os dominicanos, a Ordem dos Pregadores de São Domingos, erigiram sua terceira província no continente africano

Redação (26/09/2022 11:00, Gaudium Press) A Ordem dos Dominicanos fundou uma nova província na África.

A nova província abrange os seguintes países: Camarões, a República do Congo, a República Centro-africana, a República do Chade e o Gabão.

Até o momento, estes países estavam vinculados à província eclesial da França. A partir de agora este território forma a província da África Equatorial da Ordem dos Dominicanos.

A criação da nova província foi feita por Frei Gérard Timoner, mestre da ordem dos dominicanos, que assinou o decreto da nova jurisdição no último dia 21 de setembro.

Dominicanos iniciam celebracoes pelos 800 anos da morte de Sao Domingos de Gusmao 2

Autonomia de administração

As províncias dominicanas são entidades que possuem autonomia em seus governos e em outros aspectos, inclusive econômicos, mas que guardam a comunhão com o restante da ordem dos dominicanos e com o sucessor de São Domingos de Gusmão, fundador da ordem.

A nova província conta com 70 membros provenientes dos cinco países que a compõe e residindo em cinco conventos diferentes (os conventos de São José e São Domingos, nos Camarões, o convento de Santa Catarina de Sena e São Martinho, no Congo e o convento de São Domingos, na República Centro-Africana).

Com a fundação da província da África equatorial, as autoridades da nova província passam a administrar todas as atividades de apostolado no território.

Os bens materiais, que também pertenciam à província francesa, serão transferidos à administração da nova jurisdição.

Padre Gabriel Samba, originário da República do Congo, foi designado como novo vigário provincial. Ele deve submeter o projeto final dos novos estatutos da recém fundada província até o dia 7 de outubro, para que sejam aprovados pelo superior dos Dominicanos.

Africa

Tercceira província africana

A nova província, chamada de São Carlos Lwanga, é a terceira província dos Dominicanos no continente africano.

Conjuntamente existem as províncias da África do Oeste, chamada Província Santo Agostinho e da qual fazem parte o Benim, o Burquina Fasso, a Costa do Marfim e o Senegal. A província de São José Operário é composta pela Nigéria e pelo Gana. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas