Gaudium news > Dominicanos celebram a memória litúrgica do Beato Angélico

Dominicanos celebram a memória litúrgica do Beato Angélico

A Igreja Católica celebra no dia de hoje a memória litúrgica do Beato Angélico, padroeiro dos artistas.

Beato Angelico 1

Itália – Florença (18/02/2021 09:30, Gaudium Press) Por ocasião da memória litúrgica de Beato Angélico, padroeiro dos artistas, os dominicanos de Florença, em colaboração com o Museu Nacional de São Marcos, estão promovendo no dia de hoje, 18 de fevereiro, uma jornada de palestras e celebrações.

A história da Basílica de São Marcos e seus tesouros

“São Marcos: do Beato Angélico aos dias de hoje” será o tema da palestra ministrada na parte da manhã pelo Frei Manuel Russo, OP, licenciado em Dogmática. Durante a apresentação será contada a história da Basílica de São Marcos e sua evolução no tempo.

A palestra também tratará sobre os tesouros artísticos e religiosos conservados no interior do templo, tais como a imagem do Menino Jesus atribuída a Donatello ou os túmulos de Sant’Antonino e Giorgio La Pira.

Beato Angelico 2

São Domingos, São Marcos e Beato Angélico

Já na parte da tarde, o historiador de arte Carl Brandon Strehlke, curador emérito do Museu de Arte da Filadélfia, ministrará uma palestra na qual tratará sobre o tema “São Domingos, São Marcos e Beato Angélico”.

Strehlke é autor de diversas publicações de estudos sobre a pintura italiana, flamenca e espanhola. Além disso, também foi curador da exposição que o Museu do Prado dedicou ao mestre do início do Renascimento florentino em 2019.

Beato Angelico 3

Santa Missa na memória litúrgica do Beato Angélico

Ao término do ciclo de palestras, Dom Mario Meini, Bispo da Diocese de Fiesole e vice-presidente da Conferência Episcopal Italiana, presidirá uma solene celebração eucarística em memória ao Beato Angélico.

As palestras e a Missa serão transmitidas ao vivo nas redes sociais da Basílica de São Marcos, do Museu de São Marcos e da Basílica de Santa Maria Novella. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas