Gaudium news > Domingo de Ramos na Terra Santa teve procissões e celebrações com fiéis

Domingo de Ramos na Terra Santa teve procissões e celebrações com fiéis

Diferente do ano passado, quando todas as celebrações pascais foram suspensas, por conta da pandemia de Covid-19, este ano os fiéis puderam participar de procissões em Jerusalém.

Domingo de Ramos na Terra Santa teve procissoes e celebracoes com fieis 4

Jerusalém – Israel (29/03/2021 12:17, Gaudium Press) Na manhã do dia 28 de março, o Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa, presidiu a celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor na Basílica do Santo Sepulcro.

Domingo de Ramos na Terra Santa teve procissoes e celebracoes com fieis 2

Alegria e determinação para aclamar a Cristo como Rei e Senhor

“Nesta Semana Santa, que começa hoje, iremos percorrer novamente os momentos marcantes da paixão e da morte de Jesus, e também nos uniremos a ele com as nossas muitas paixões e mortes, as muitas cruzes que pesam sobre os nossos ombros. Mas também queremos encontrá-lo ressuscitado e vivo entre nós, e ser suas testemunhas em Jerusalém e em todo o mundo!”, afirmou Dom Pierbattista.

Diferente do ano passado, quando todas as celebrações pascais foram suspensas, por conta da pandemia de Covid-19, este ano os fiéis puderam, de forma reduzida, participar de procissões pelas ruas de Jerusalém. “Mesmo sendo poucos, a alegria e a determinação para aclamar a Cristo como nosso Rei e Senhor são as mesmas de sempre!”, comentou Dom Pierbattista.

Domingo de Ramos na Terra Santa teve procissoes e celebracoes com fieis 1

Prelúdio para a Páscoa do Senhor

“Hoje estamos aqui reunidos onde Cristo morreu e ressuscitou. Esta celebração é um prelúdio para a Páscoa do Senhor, que, para realizar o mistério de sua paixão, morte e ressurreição, entrou em Jerusalém, sua cidade. Portanto, com grande fé e devoção, lembrando esta entrada salvífica, sigamos o Senhor, para que, tendo-nos tornado por graça consortes da Cruz, possamos participar da Ressurreição e da vida”, afirmou o prelado.

Portando palmas e ramos de oliveira recém-abençoados, os fiéis foram convidados a seguir a tradição de realizar uma pequena procissão ao redor do Santo Sepulcro por três vezes. Em seguida, foi iniciada a Santa Missa durante a qual a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo foi cantada em latim em três vozes. Após a proclamação do Evangelho, Dom Pierbattista Pizzaballa deixou espaço para um momento de silêncio e recolhimento.

Domingo de Ramos na Terra Santa teve procissoes e celebracoes com fieis 3

Procissão até o Monte das Oliveiras e bênção sobre Jerusalém

Na parte da tarde ocorreu um dos momentos mais aguardados para este dia: a procissão até o Monte das Oliveiras. Foi feita uma parada na Igreja Dominus Flevit, local que recorda onde Nosso Senhor chorou ao avistar Jerusalém, (Mateus 23,37). Ali, o Patriarca Latino de Jerusalém abençoou a Cidade Santa.

“Rezemos por Jerusalém e a abençoemos com o sinal da redenção! Faz parte da missão específica da nossa Igreja de Jerusalém rezar por esta Cidade Santa e salvaguardar a sua vocação de ser casa de oração para todos os povos, onde todos são igualmente cidadãos e onde cada crente nela encontra a sua casa”, concluiu. (EPC)

Fotos: Saher Kawas/Latin Patriarchate of Jerusalem

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas