Gaudium news > Dom Severino Clasen é nomeado para a Arquidiocese de Maringá

Dom Severino Clasen é nomeado para a Arquidiocese de Maringá

A circunscrição religiosa de Maringá estava vacante desde a aceitação do pedido de renúncia de Dom Anuar Batisti, em novembro de 2019.

A circunscrição religiosa de Maringá estava vacante desde a aceitação do pedido de renúncia de Dom Anuar Batisti, em novembro de 2019.

Redação (01/07/2020 09:51, Gaudium Press) Dom Severino Clasen foi nomeado pelo Papa Francisco –nesta quarta-feira, 1º de julho– como bispo da arquidiocese de Maringá, no Paraná.
Até agora, Dom Severino era bispo titular da diocese de Caçador, em Santa Catarina, onde tomou posse em 4 de setembro de 2011.

A circunscrição religiosa de Maringá estava vacante desde 20 novembro de 2019, quando foi aceito pelo Pontífice o pedido de renúncia feito por Dom Anuar Batisti por motivo de saúde.
Desde então, a diocese de Maringá estava sob os cuidados de Dom João Mamede Filho, bispo de Umuarama, também no Paraná.

O novo bispo da Arquidiocese de Maringá e sua trajetória

Dom Severino Clasen ingressou no seminário menor em 1968, na cidade de Ituporanga, Santa Catarina. De suas quatro irmãs, duas são religiosas pertencentes à Congregação Franciscanas de São José.

Em janeiro de 1976 Severino Clasen tornou-se franciscano ao ingressar na Província Franciscana da Imaculada.

Seus estudos de Filosofia e Teologia foram realizados no Instituto Teológico de Petrópolis e ele foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1982.
Ainda em julho de 1982 foi nomeado vigário paroquial de Concórdia, em Santa Catarina, de onde foi transferido para Porto União em 1988.
Em 1989 tornou-se o responsável pela pastoral vocacional da Província Franciscana da Imaculada.

Dom Severino Clasen foi reitor e pároco do Santuário São Francisco, no Largo São Francisco de São Paulo, e foi nomeado bispo para a diocese de Araçuaí (MG), no Vale do Jequitinhonha, em 11 de maio de 2005.

Bispo de Araçuaí com o lema: “Acolher e cuidar”

Foi ordenado bispo por Dom Lorenzo Baldisseri, então núncio apostólico no Brasil, no dia 25 de junho de 2005, na cidade de Ituporanga e a posse episcopal foi realizada no dia 10 de julho de 2005, em Araçuaí.
O lema episcopal de Dom Severino Clasen é “Acolher e cuidar”.

Em maio de 2011, Dom Severino foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo sido reeleito para um mandato que ele exerceu até 2019.

Nomeado Bispo de Caçador por Bento XVI

Sua nomeação para a diocese de Caçador e consequente transferência da diocese Araçuaí foi feita pelo Papa Bento XVI, em 6 de julho de 2011.

Atualmente Dom Severino Clasen é presidente do Regional Sul 4 da CNBB, eleito na última 57ª Assembleia da CNBB. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas