Gaudium news > Dom Orani renova consagração do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus

Dom Orani renova consagração do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus

A consagração do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus ocorreu pela primeira vez em 1931, por ocasião da inauguração do monumento do Cristo Redentor.

Dom Orani renova consagração do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus 1

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 16-04-2020, Gaudium Press) No último domingo, 12 de abril, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, renovou o ato de consagração do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus. A cerimônia ocorreu aos pés do Cristo Redentor, no Corcovado, exatamente no dia em que a Igreja celebrou a Ressurreição de Jesus.

Jesus está vivo e presente no meio de nós

“O monumento representa o Senhor Jesus que morreu, foi sepultado, mas ressuscitou. Celebramos a esperança porque temos Fé e acreditamos que Ele está vivo e presente no meio de nós. A Ele gritamos sobre nossos sofrimentos e angústias, na certeza de que Ele nos consola, nos dá força e nos indica caminhos”, afirmou o purpurado.

(Leia também: No Domingo de Páscoa, Brasil é consagrado a Nossa Senhora)

Histórico da consagração do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus

A consagração do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus ocorreu pela primeira vez em 1931, por ocasião da inauguração do monumento do Cristo Redentor, presidida pelo Cardeal Sebastião Leme. Desde então, essa é uma tradição que a Igreja renova há quase nove décadas.

Cristo redentor inauguração

Com a graça de Deus tudo vai passar

Hoje, “neste momento diferente da história, quando somos chamados a obedecer às orientações das autoridades sanitárias e ficar em casa para evitar a disseminação do vírus, queremos consagrar nossas vidas, a humanidade inteira a Jesus Cristo, nosso Senhor”, ressaltou o Cardeal. “Temos Fé, e com a graça de Deus, sabemos que tudo isso vai passar, porque somos homens e mulheres de esperança e confiamos no amanhã, em dias melhores”, continuou.

Sejamos semeadores de esperança

Manifestando seu desejo de que todos sintam a presença do Senhor, através da consagração ao Sagrado Coração de Jesus, e que se animem a anunciar a Boa Nova da salvação, Dom Orani destacou que “estamos vivendo um momento difícil, mas o mundo já passou por muitas epidemias, e tudo foi vencido. Sem desânimo, vamos continuar a conviver em unidade, a fazer e contagiar os outros com o bem. Que a presença do Senhor entre nós, vivo e ressuscitado, nos console e nos anime para que sejamos semeadores de esperança na família, na comunidade, na sociedade”.

(Leia também: Inglaterra renova sua Consagração como Dote de Maria)

Esperança em dias melhores

O ato de consagração do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus foi realizado por meio de uma oração que retratou o momento atual, as preocupações de seu coração de pastor, mas, ao mesmo tempo, a confiança e na esperança de dias melhores.

Bênção com o Santíssimo Sacramento

Dom Orani renova consagração do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus 3

Logo depois, com a canção “Coração Santo, Tu reinarás”, interpretada pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, Dom Orani concedeu a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Consagração aos pés da imagem do Cristo Redentor

Há 90 anos o meu predecessor, Cardeal Leme, subiu aqui no Corcovado para consagrar o Brasil ao vosso Sagrado Coração, consagração que foi renovada muitas vezes, no decorrer desses decênios.

Hoje, também chego aqui como peregrino, trazendo no coração de pastor as angústias e esperanças do nosso povo, que se apresenta comigo diante de Vós, clama por dias melhores e sonha com novos tempos.

Subindo agora este “monte pascoal”, queremos vos consagrar a Terra de Santa Cruz, como foi chamada a nossa nação, naquela quarta-feira de Páscoa – dia 22 de abril de 1500).

Dom Orani renova consagração do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus 2

Hoje é Domingo de Páscoa: acolhemos a maior notícia já veiculada no mundo: a morte foi vencida e estais ressuscitado no meio de nós, Aleluia!

E para que esta consagração seja realmente eficaz e duradoura, também renovamos hoje, aqui aos vossos pés, as promessas do nosso batismo.

Ó, Cristo Redentor dos homens, já se passaram dois mil anos desde aquele momento, quando, abrindo vossos braços clamastes em alta voz: “Vinde a mim, todos vós, e eu vos aliviarei! Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração!” (cf. Mt 11, 28-30).

Para manifestar que nosso povo Vos reconhece como seu único Rei e Senhor foi aqui, neste alto, entronizada esta vossa imagem, de braços abertos sobre a Baía da Guanabara, sobre o Brasil e sobre o mundo, repetindo o mesmo convite: “Vinde a mim! Aprendei de mim!”. Aqui viemos Senhor, neste local simbólico para nosso país, trazendo nossas vidas e sonhos.

(Leia também: Covid-19: Consagração da América Latina e Caribe pedirá proteção à Virgem de Guadalupe)

Por isto, neste momento tão difícil pelo qual passa o mundo inteiro, venho neste Solene Domingo de Páscoa, prostrado aos vossos pés, junto com todo o povo clamar: “Eis-nos aqui, Senhor!, vinde em nosso auxílio e salvai-nos!”.

Sim, nós brasileiros queremos, mais uma vez, nos abrigar debaixo da proteção de vossos braços, entregar-nos ao Vosso Sagrado Coração, manso e humilde, e depositar em Vosso lado aberto, que é fonte de salvação, a súplica pela proteção de nossas famílias e lares.

Reconhecemos nossas infidelidades, mas confiamos na vossa misericórdia e nos colocamos solidários com todos, especialmente com os que passam pela tribulação e os que sofrem com a doença, a miséria e a fome.

Cristo redentor RJ

Nosso povo demonstra seu coração generoso, em meio a tantas dores, partilhando uns com os outros o necessário para a vida, especialmente a esperança de um amanhã melhor, porque confiamos totalmente em Vós e sabemos que não seremos decepcionados. Somos um povo de esperança que se traduz em atitudes de caridade porque temos fé.

Nestes tempos de pandemia, são tantos os brasileiros que devem permanecer em casa, e também outros que saem para trabalhar, nos serviços essenciais, especialmente os profissionais da saúde. Protegei a todos com vosso divino amor, vos suplicamos. Nós nos aconchegamos ao vosso Coração com todas as nossas famílias.

Senhor Jesus Cristo, Redentor do mundo, diante de vossa presença sacramental e contemplando a vossa imagem, símbolo de nossa nação, eis aos vossos pés o Brasil, a Terra de Santa Cruz, que novamente se consagra solenemente ao vosso Coração Sacratíssimo e vos reconhece, para sempre, por seu único Rei e Senhor”, a fim de obter dias seguros com vida em abundância, segurança e paz constante.

Jesus, deste lugar, nosso Santuário Arquidiocesano, nós Vos pedimos abençoai o nosso Brasil! Abençoai o Mundo e livrai-nos de todos os males! Assim seja para sempre. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas