Gaudium news > Dom Juarez Delorto Secco é nomeado para a Diocese de Caratinga (MG)

Dom Juarez Delorto Secco é nomeado para a Diocese de Caratinga (MG)

O Bispo sucederá Dom Emanuel Messias de Oliveira que, após ter completado 75 anos, renunciou ao cargo por motivo de idade.

Dom Juarez Delorto Secco e nomeado para a Diocese de Caratinga MG

Foto: Divulgação.

Redação (13/12/2023 10:21, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 13 de dezembro, o Papa Francisco nomeou um novo Bispo para a Diocese de Caratinga (MG). Dom Juarez Delorto Secco, atual Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, sucederá Dom Emanuel Messias de Oliveira, que renunciou ao cargo por motivo de idade.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou sua gratidão pelo trabalho pastoral desenvolvido por Dom Emanuel Messias de Oliveira em seus doze anos à frente da Diocese de Caratinga. “Com toda a certeza, em seu pastoreio, o senhor foi um modelo na palavra, na conduta, no amor, na fé, e na pureza”, diz nota assinada por Dom Jaime Spengler.

Breve biografia de Dom Juarez Delorto Secco

Nascido no dia 4 de julho de 1970, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Juarez Delorto Secco é formado em Filosofia e Teologia, além de possuir bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro do Itapemirim.

Também tem especialização em Processo Matrimonial Canônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e em Formação de Educadores, promovido em convênio com a Escola de Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil.

No dia 10 de março de 2001 foi ordenado sacerdote. Sua nomeação episcopal ocorreu no dia 7 de junho de 2017, sendo ordenado no dia 9 de setembro do mesmo ano e se tornando Bispo auxiliar para a Arquidiocese do Rio de Janeiro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas