Gaudium news > Dom José Ornelas é o novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

Dom José Ornelas é o novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

O prelado sucede o Cardeal patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, pelos próximos três anos.

Dom José Ornelas é o novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa 2

Portugal – Lisboa (16/06/2020 10:00, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) elegeu esta semana seu novo presidente. Dom José Ornelas, Bispo de Setúbal, foi eleito durante Assembleia Plenária dos Bispos portugueses, que ocorre em Fátima desde a última segunda-feira, 15 de junho.

Conferência Episcopal Portuguesa

O prelado sucede o Cardeal patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, pelos próximos três anos. Para o cargo de vice-presidente foi eleito Dom Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, que assume a função no lugar do Cardeal António Marto, Bispo de Leiria-Fátima.

A Assembleia Plenária da CEP, que segue até a próxima quarta-feira, 17, e também elegeu seu novo Conselho Permanente.

Dom José Ornelas

Nascido no dia 5 de janeiro de 1954, no Porto Cruz, na ilha da Madeira, Dom José Ornelas Carvalho recebeu sua formação religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, sendo ordenado sacerdote no dia 9 de agosto de 1981. É doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa e especialista em Ciências Bíblicas.

Dom José Ornelas é o novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

Foi superior da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus e mais tarde superior geral dos Dehonianos, cargo que ocupou até 2015, ano em que foi ordenado Bispo de Setúbal pelo Papa Francisco.

Atualmente ocupava o cargo de vogal do Conselho Permanente da CEP e está à frente da Diocese sadina desde 2015, após ter sido responsável mundial pela Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas