Gaudium news > Dom José Ornelas Carvalho é o novo Bispo da Diocese de Leiria-Fátima

Dom José Ornelas Carvalho é o novo Bispo da Diocese de Leiria-Fátima

O prelado, que até então era da Diocese de Setúbal, sucederá o Cardeal Antônio Augusto dos Santos Marto, que renunciou por motivo de idade.

Dom Jose Ornelas Carvalho 1

Portugal – Fátima (28/01/2022 10:57, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, 28 de janeiro, o Papa Francisco nomeou Dom José Ornelas Carvalho como novo Bispo para a Diocese de Leiria-Fátima (Portugal). O prelado, que até então era da Diocese de Setúbal, sucederá o Cardeal Antônio Augusto dos Santos Marto, que renunciou por motivo de idade.

Dom José Ornelas, que tomará posse no dia 13 de março, disse que sua ligação com Fátima é antiga. “Quando comecei o meu ministério episcopal em Setúbal, percorri a Diocese com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que aqui estava de visita. Ela foi a minha primeira guia na missão que Deus me confiava. Agora, peço-lhe que me acompanhe nesta nova missão em Leiria-Fátima”, afirmou.

O Cardeal Marto, que agora se torna Bispo emérito, agradeceu ao Papa Francisco e, através de uma mensagem dirigida a toda a Diocese, recordou a sua trajetória como Bispo de Leiria-Fátima. “Tudo o que vivemos e realizamos em comum, caminhando juntos nestes dezesseis anos, foi sobretudo obra de Deus, Senhor da vinha. As realizações pastorais que se alcançaram são fruto do esforço e da generosidade de todos”, ressaltou.

Já o reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, divulgou uma mensagem agradecendo ao Cardeal Marto e dando as boas-vindas para Dom José Ornelas. “No início do novo ministério que lhe é confiado, o Santuário deseja-lhe as maiores felicidades e assegura-lhe a oração dos peregrinos para que o Senhor o acompanhe no novo ministério, com as bênçãos da mãe do Céu”, escreveu.

Dom Jose Ornelas Carvalho 2

Breve biografia de Dom José Ornelas

Nascido na cidade de Porto da Cruz (Madeira), na Diocese de Funchal, Dom José Ornelas realizou sua profissão religiosa na Congregação do Sagrado Coração de Jesus (dehonianos) no dia 29 de setembro de 1972. Concluiu seu doutorado em Teologia Bíblica no Instituto Bíblico de Roma.

No dia 9 de agosto de 1981 foi ordenado sacerdote, tendo exercido diversas funções, das quais se destacam ter sido: vice-reitor de seminário, professor e secretário na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Em sua província religiosa exerceu as funções de: conselheiro, vice-provincial e superior provincial. Entre os anos de 2003 a 2015, foi superior geral dos Padres Dehonianos.

Foi nomeado Bispo de Setúbal no dia 24 de agosto de 2015, sendo ordenado Bispo no dia 25 de outubro do mesmo ano. É o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa desde junho de 2020. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas