Gaudium news > Dom José Mário Scalon Angonese é nomeado Arcebispo de Cascavel (PR)

Dom José Mário Scalon Angonese é nomeado Arcebispo de Cascavel (PR)

O prelado, nomeado pelo Papa Francisco, se transfere de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, para se tornar o sexto Arcebispo de Cascavel, no Paraná.

Dom Jose Mario Scalon Angonese e nomeado Arcebispo de Cascavel PR

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Cascavel.

Redação (02/05/2024 10:30, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 2, o Papa Francisco nomeou Dom José Mario Scalon Angonese como Arcebispo de Cascavel (PR). O prelado é membro da Comissão para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e desde 2017 estava à frente do governo pastoral da Diocese de Uruguaiana (RS).

Manifestando sua alegria pela nomeação, a CNBB publicou uma nota assinada por Dom Jaime Spengler, na qual expressa sua “gratidão pelo valioso serviço prestado à nossa Conferência na Comissão para o Laicato e nossos votos de um frutuoso ministério nessa Igreja Particular. […] Que a certeza da proximidade e da proteção da Mãe Aparecida, padroeira da Arquidiocese de Cascavel, seja força e ânimo para essa nova etapa em seu ministério”.

O novo Arcebispo de Cascavel também se pronunciou através de uma mensagem publicada no website da Arquidiocese paranaense ressaltando que chega “para servir, ouvir e trabalhar em prol da Vida Plena e eterna para todos. Juntos, no método sinodal, vamos construir um futuro melhor baseado no mandamento maior do amor. Contem comigo como alguém que estará ao lado de vocês para construir e fortalecer comunidades. Juntos devemos colaborar na construção do Reino de Deus”.

Breve biografia de Dom José Mário Scalon Angonese

Nascido no dia 1º de junho de 1960 na cidade gaúcha de Unistalda, Diocese de Uruguaiana, José Mário Scalon Angonese cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Viamão da Arquidiocese de Porto Alegre, fez um curso de especialização em Psicopedagogia. No dia 16 de dezembro de 1989 foi ordenado sacerdote.

Desempenhou os cargos de promotor vocacional; diretor espiritual e depois reitor do Seminário Menor de Santa Maria (RS). Além disso, foi pároco da Santíssima Trindade em Nova Palma (RS) e da Ressurreição em Santa Maria (RS). Também foi reitor do Seminário Maior.

No dia 20 de fevereiro de 2013 foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 28 de abril do mesmo ano. Em 31 de maio de 2017, foi transferido para Uruguaiana, assumindo o governo pastoral desta Arquidiocese. Atualmente é membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas