Gaudium news > Dom José Aparecido é o novo administrador diocesano de Brasília

Dom José Aparecido é o novo administrador diocesano de Brasília

Colégio de Consultores da Igreja na Capital Federal escolhe Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, como novo administrador apostólico da Arquidiocese de Brasília.

Colégio de Consultores da Igreja na Capital Federal escolhe Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, como novo administrador apostólico da Arquidiocese de Brasília.

Redação (09/06/2020 11:53, Gaudium Press) A Arquidiocese de Brasília está vacante desde que o Cardeal Dom Sérgio da Rocha foi nomeado como arcebispo de São Salvador, na Bahia. E ele acaba de tomar posse como arcebispo de Salvador.

Com a posse do Cardeal Sérgio da Rocha, até então administrador apostólico da Arquidiocese de Brasília, o Colégio de Consultores da Igreja na Capital Federal ficou com a missão de eleger o novo administrador apostólico que deverá estar à frente da arquidiocese vacante até a nomeação do arcebispo que sucederá o agora arcebispo primaz do Brasil.

Nesta segunda-feira, 08 de junho, o Colégio de Consultores reuniu-se e realizou a votação que resultou na escolha de Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, bispo auxiliar de Brasília, para o cargo de administrador apostólico da Arquidiocese do Distrito Federal.

Dom Aparecido: na CNBB, no Regional, na Arquidiocese

Dom José Aparecido foi eleito Bispo pelo Papa Francisco em 08 de maio de 2013, sendo designado como bispo Titular de Enera.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Aparecido colabora com a Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel) e participa de outras de outras comissões relacionadas à Justiça Eclesiástica.

No Regional Centro-Oeste, acompanha os Presbíteros e a Pastoral Vocacional.

Na arquidiocese de Brasília é bispo referencial para os Vicariatos Sul e Leste, acompanha os seminários e a formação permanente do clero, a Comissão de Bioética, alguns movimentos eclesiais, as chamadas novas comunidades e as comunidades religiosas.

É Secretário do Conselho Pontifício de Textos Legislativos, em Roma, desde 1994.

O novo administrador apostólico Dom Aparecido

Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida nasceu em 21 julho de 1960 na cidade paulista de Ourinhos (São Paulo) e foi ordenado presbítero em 21 de dezembro de 1986, sendo incardinado na Diocese de Santo Amaro, em São Paulo.

Para sua formação filosófica, Dom José Aparecido frequentou o Curso de Filosofia da FAI, Faculdades Associadas do Ipiranga, em São Paulo (1980-1982) e estudou Teologia no Curso de Teologia da “Faculdade Nossa Senhora da Assunção”, São Paulo (1983-1986).

Dom Aparecido obteve seu Doutorado em Direito Canônico no Pontifício Ateneu “Santa Croce”, de Roma.

Durante o ministério sacerdotal, exerceu as funções de vigário paroquial e, em seguida, administrador paroquial da paróquia de Santa Cruz, em Parelheiros, diocese de Santo Amaro (1987-1988); Pároco da paróquia “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” no Jardim Prudência, diocese de Santo Amaro (1988-1990). (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas