Gaudium news > Dom João Evangelista Martins Terra, Bispo auxiliar Emérito de Brasília, morre aos 97 anos

Dom João Evangelista Martins Terra, Bispo auxiliar Emérito de Brasília, morre aos 97 anos

O velório do prelado está agendado para este próximo sábado, 12, às 7h, na Catedral Metropolitana de Brasília.

Brasília (11/03/2022 16:49, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, 11, a Arquidiocese de Brasília comunicou com pesar o falecimento do Bispo auxiliar Emérito, Dom João Evangelista Martins Terra, aos 97 anos, após algumas semanas internado.

O velório do prelado está agendado para este próximo sábado, 12, às 7h, na Catedral Metropolitana de Brasília. Já a Santa Missa de corpo presente está marcada para ser celebrada às 11h. Em seguida, será realizado o sepultamento do Bispo na cripta da Catedral.

Quem foi Dom João Evangelista Martins Terra?

Nascido no dia 7 de março de 1925 na cidade paulista de Jardinópolis, Dom João Evangelista Martins Terra foi ordenado sacerdote em 1956 no Rio de Janeiro. Ingressou na Companhia de Jesus em 1964, recebendo a Ordenação Episcopal na cidade de São Paulo, em 1988. Seu lema episcopal era: “Cum Christo Et In Ecclesia” – “Com Cristo e Na Igreja”. Permaneceu como Bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília entre os anos de 1994 a 2004.

Foi considerado um biblista de renome, sendo Doutor nas áreas de Teologia, Filosofia, Sagrada Escritura, Arqueologia e em línguas semíticas. Publicou mais de 220 obras em vários países do mundo. Residiu por uma década em Roma, onde trabalhou no jornal L’Osservatore Romano e serviu aos Papas João Paulo II e Bento XVI.

Dom João Evangelista Martins Terra deixa como legado o Instituto Bíblico de Brasília e o Instituto Divino Mestre. Este último foi fundado por ele para formar professores para os seminários nacionais e internacionais. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas