Gaudium news > Dom João Evangelista Martins Terra, Bispo auxiliar Emérito de Brasília, morre aos 97 anos

Dom João Evangelista Martins Terra, Bispo auxiliar Emérito de Brasília, morre aos 97 anos

O velório do prelado está agendado para este próximo sábado, 12, às 7h, na Catedral Metropolitana de Brasília.

Dom Joao Evangelista Martins Terra Bispo auxiliar Emerito de Brasilia morre aos 97 anos

Brasília (11/03/2022 16:49, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, 11, a Arquidiocese de Brasília comunicou com pesar o falecimento do Bispo auxiliar Emérito, Dom João Evangelista Martins Terra, aos 97 anos, após algumas semanas internado.

O velório do prelado está agendado para este próximo sábado, 12, às 7h, na Catedral Metropolitana de Brasília. Já a Santa Missa de corpo presente está marcada para ser celebrada às 11h. Em seguida, será realizado o sepultamento do Bispo na cripta da Catedral.

Quem foi Dom João Evangelista Martins Terra?

Nascido no dia 7 de março de 1925 na cidade paulista de Jardinópolis, Dom João Evangelista Martins Terra foi ordenado sacerdote em 1956 no Rio de Janeiro. Ingressou na Companhia de Jesus em 1964, recebendo a Ordenação Episcopal na cidade de São Paulo, em 1988. Seu lema episcopal era: “Cum Christo Et In Ecclesia” – “Com Cristo e Na Igreja”. Permaneceu como Bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília entre os anos de 1994 a 2004.

Foi considerado um biblista de renome, sendo Doutor nas áreas de Teologia, Filosofia, Sagrada Escritura, Arqueologia e em línguas semíticas. Publicou mais de 220 obras em vários países do mundo. Residiu por uma década em Roma, onde trabalhou no jornal L’Osservatore Romano e serviu aos Papas João Paulo II e Bento XVI.

Dom João Evangelista Martins Terra deixa como legado o Instituto Bíblico de Brasília e o Instituto Divino Mestre. Este último foi fundado por ele para formar professores para os seminários nacionais e internacionais. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas