Gaudium news > Dom Jaime Spengler é eleito presidente do Celam

Dom Jaime Spengler é eleito presidente do Celam

O Arcebispo de Porto Alegre (RS), que recentemente também foi eleito para presidir a CNBB, presidirá o Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho até 2027.

Dom Jaime Celam

Foto: Divulgação/CNBB.

Porto Rico – Aguadilla (18/05/2023 12:39, Gaudium Press) Na última quarta-feira, 17, durante a 39ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam), que está sendo realizada em Aguadilla (Porto Rico), ocorreu a eleição da nova presidência da instituição.

Eleição da nova presidência do Celam

Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e recentemente eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi o nome escolhido para presidir o Celam até o ano de 2027.

Foram escolhidos ainda os dois vice-presidentes do Celam. O primeiro é o Bispo venezuelano Dom José Luis Azuaje Ayala, atual Arcebispo de Maracaibo. Já o segundo é Dom José Domingo Ulloa, Arcebispo do Panamá.

Quem é Dom Jaime Spengler?

Nascido no dia 6 de setembro de 1960, em Gaspar (SC), o prelado é membro da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos). Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 17 de novembro de 1990, sendo nomeado Bispo auxiliar de Porto Alegre no ano de 2010, onde é Arcebispo desde 18 de setembro de 2013.

Entre os anos de 2011 a 2015, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada CNBB, sendo presidente dessa comissão de 2015 a 2019. Em maio de 2019 foi eleito primeiro vice-presidente da CNBB, e na última assembleia, realizada em abril de 2023, foi eleito presidente para o próximo quadriênio. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas