Gaudium news > Dom Fisichella apresenta projetos para o Jubileu de 2025

Dom Fisichella apresenta projetos para o Jubileu de 2025

Os Jubileus são anos santos que a Igreja Católica costuma promover a cada 25 anos, mas que também podem ser convocados de forma extraordinária.

Dom Fisichella apresenta projetos para o Jubileu de 2025

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Cidade do Vaticano (09/05/2023 16:39, Gaudium Press) Nesta terça-feira, 9, Dom Rino Fisichella, e o subsecretário, Dom Graham Bell, representantes do Dicastério para a Evangelização, participaram de uma coletiva de imprensa para tratar sobre os objetivos alcançados e os projetos do Jubileu de 2025.

Criação de comissões e comitê técnico

Diversos projetos foram propostos pelo Vaticano para acolher os peregrinos. Nos últimos meses foram criadas comissões pastorais, culturais, para a comunicação e ecumênica, além de um comitê técnico que apoiará o Dicastério na definição do programa geral.

Dom Fisichella ressaltou que a comissão cultural contribuirá “para o desenvolvimento de atividades culturais de vários gêneros, (…) que irão complementar e enriquecer a experiência espiritual dos peregrinos”.

Pedidos do Papa Francisco

Dioceses de todo o mundo estão envolvidas com o evento. Dentro deste contexto, 212 delegados de dioceses italianas e 90 representantes de conferências episcopais de todo o mundo, já se reuniram com o objetivo de “criar uma conexão entre o Dicastério e as autoridades locais, envolvendo diretamente as realidades locais”.

Atendendo o pedido do Papa Francisco, o ano de 2023 está sendo dedicado a redescobrir as quatro constituições do Concílio Vaticano II: Dei Verbum, Sacrosanctum Concilium, Lumen Gentium e Gaudium et Spes. Já o ano de 2024 será voltado para a oração, sendo estudada ainda a a possibilidade da criação de uma “Escola da Oração” e itinerários sobre este tema.

Os Símbolos do Jubileu de 2025

Os elementos que fazem parte do logo do Jubileu de 2025, que segue o tema “Peregrinos da Esperança”, representam toda a humanidade abraçando a Cruz, que “tem a forma de uma vela, um dos sinais da Esperança Cristã que carrega consigo a certeza da vitória do bem sobre o mal. Uma vela que prevalece sobre o mar agitado das preocupações da vida. A cruz termina em forma de âncora, outro símbolo de esperança que traz confiança e segurança na vida”.

Website e aplicativo oficial

O Jubileu também terá um site oficial, que já estará disponível para acesso na próxima quarta-feira, 10, no seguinte endereço: www.iubilaeum.2025.va. As inscrições para a peregrinação à Porta Santa e para os eventos jubilares já poderão ser realizadas a partir do mês de setembro.

Ainda dentro do contexto das novas tecnologias, a partir de setembro também estará disponível o aplicativo oficial do Jubileu, acessível após a efetivação da inscrição. Através dele será possível gerar o Cartão do Peregrino digital, que conta com um QR code que dará acesso aos eventos jubilares. Além disso, através do app, o peregrino poderá receber rapidamente informações sobre o Jubileu, dentre outras facilidades.

Calendário e programação

Segundo Dom Rino Fisichella, a data de abertura e encerramento do ano jubilar só poderá ser conhecida a partir do dia 9 de maio de 2024, data na qual será publicada a Bula de Convocação do Jubileu. Entretanto, no próximo dia 1º de junho será inaugurado o Centro de Peregrinos – InfoPoint, ponto de referência para os que desejam se informar sobre o Jubileu de 2025. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas