Dom Dilmo Franco, Bispo Auxiliar da Diocese de Anápolis, falece aos 52 anos
O prelado estava em Anápolis, auxiliando o Bispo titular Dom João Wilk, desde o dia 1º de fevereiro de 2020.
Anápolis – Goiás (02/08/2024 11:59, Gaudium Press) A Diocese de Anápolis, Goiás, comunicou o falecimento de seu Bispo Auxiliar, Dom Dilmo Franco de Campos, aos 52 anos de idade. A causa da morte do prelado, que estava internado no nima Centro Hospitalar, em Anápolis (GO), foi em decorrência de complicações provocadas por um ataque cardíaco.
A Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa será o local do velório, terá início na madrugada desta sexta-feira, e das cerimônias fúnebres. A primeira Santa Missa será celebrada às 7h, seguida de outras celebrações às 9h, 12h e 15h. A última celebração eucarística está programada para ser presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia, Dom João Justino, às 18h.
Logo depois da última Celebração Eucarística em Anápolis, o corpo será trasladado para a Catedral Imaculada Conceição, em Formosa, onde seguirão as celebrações. No sábado, dia 03 de agosto, às 16h, o Bispo de Formosa, Dom Adair José Guimarães, celebrará a última Santa Missa de corpo presente, e o sepultamento ocorrerá em seguida na Catedral de Formosa.
Breve histórico de Dom Dilmo Franco de Campos
Nascido no dia 15 de março de 1972, na cidade de Formosa (GO), Dilmo Franco de Campos ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora D’Abadia, em Formosa, em 6 de agosto de 1990. E em 4 de fevereiro de 1991, ingressou no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília (DF), no qual cursou Filosofia e Teologia, até 1997. Sendo ordenado diácono no dia 30 de novembro de 1996 e sacerdote no dia 10 de janeiro de 1998.
Entre as funções exercidas por padre Dilmo estão a de pároco da paróquia São Domingos de Gusmão, em São Domingos (GO) e administrador paroquial da paróquia de São João Batista, em Divinópolis (GO). Também foi administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Flores de Goiás.
Já no exercício do ministério sacerdotal na Diocese de Formosa exerceu os postos de assistente eclesiástico da Pastoral Familiar e foi eleito membro do Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores. Ainda na Diocese de Formosa tornou-se coordenador e professor do curso superior de teologia para leigos e foi nomeado ecônomo da mesma Diocese.
Nos últimos quatro anos, portanto, Dom Dilmo estava como reitor do Seminário Propedêutico Santa Cruz e do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, da Arquidiocese de Goiânia, e também era professor de teologia da PUC/GO, no Instituto de Teologia e Filosofia Santa Cruz, em Goiânia.
No dia 27 de Novembro de 2019, o Santo Padre, o Papa Francisco, atendeu ao pedido de Dom João Wilk para poder contar com um Bispo Auxiliar no governo pastoral da Diocese de Anápolis, e então nomeou Pe. Dilmo Campos como Bispo titular de Ita e auxiliar de Anápolis. Dom Dilmo foi ordenado no dia 25 de janeiro de 2020, sendo apresentado ao povo da Diocese de Anápolis no dia 01 de fevereiro de 2020. (EPC)
Deixe seu comentário