Gaudium news > Dom Claudio Gugerotti assume como Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais

Dom Claudio Gugerotti assume como Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais

Dom Claudio Gugerotti fez sua profissão de fé e prestou juramento de fidelidade, na segunda-feira 16/01, assumindo o cargo de Prefeito do Dicastério para as Igrejas Católicas Orientais.

 Guerotti 2

Redação (17/01/2023 14:44, Gaudium Press) Na segunda-feira, 16, Dom Claudio Gugerotti, Arcebispo Titular de Ravello, iniciou seu serviço como Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais. Ele foi recebido pelo Arcebispo Secretário Giorgio Demetrio Gallaro. Em seguida, foi apresentado aos funcionários.

Ao meio-dia, no salão de honra, foi cantado o hino Veni Creator Spiritus, seguido pela leitura da carta autógrafa do Papa Francisco com a nomeação de Dom Cláudio Gugerotti como prefeito. Estavam presentes os procuradores dos Patriarcas e dos Arcebispos Maiores junto à Santa Sé, os reitores dos Colégios Orientais in Urbe e superiores gerais ou locais das Ordens Orientais masculinas e femininas presentes em Roma, o reitor do Pontifício Instituto Oriental e os consultores do Dicastério.

O Prefeito fez a Profissão de Fé e prestou o Juramento de Fidelidade, dirigindo uma saudação aos presentes, após expressar os sentimentos de gratidão e devoção filial ao Santo Padre. No encerramento da cerimônia, foi entoado o canto da antífona mariana Alma Redemptoris Mater e o novo prefeito saudou as delegações presentes.

Gugerotti foi nomeado para o cargo em novembro de 2022, em substituição ao cardeal Dom Leonardo Sandri, de 79 anos, na função desde junho de 2007, nomeado por Bento XVI e confirmado pelo Papa Francisco em 2014. O cardeal argentino deixou o cargo de chefe do Dicastério para as Igrejas Orientais após atingir o limite de idade.

Dom Claudio Gugerotti

Dom Claudio Gugerotti tem 67 anos. É natural de Verona, Itália. Recebeu a ordenação sacerdotal em 29 de maio de 1982 e a ordenação episcopal em 6 de janeiro de 2002, no pontificado de São João Paulo II.

Estudou na Universidade “Ca’Foscari” de Veneza e se formou em línguas e literaturas orientais. Fez mestrado em Liturgia no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma. Obteve doutorado em Ciências Eclesiásticas Orientais no Pontifício Instituto Oriental.

Começou seu serviço à Santa Sé em 1985. De 1997 a 2001, foi subsecretário da congregação para as Igrejas Orientais e consultor do departamento de Celebrações Litúrgicas, de 1990 a 2001, quando foi nomeado arcebispo de Ravello.

Foi núncio apostólico na Geórgia, Armênia, Azerbaijão. Em 2011, Bento XVI o enviou à Bielo-Rússia. Em 2015, o Papa Francisco o enviou para a Ucrânia, onde permaneceu até 2020, quando se tornou núncio apostólico no Reino Unido.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas