Gaudium news > Dom Benedito Beni: “Levo comigo uma lição: o exemplo de santidade de vida que os Arautos do Evangelho dão a todas as pessoas”

Dom Benedito Beni: “Levo comigo uma lição: o exemplo de santidade de vida que os Arautos do Evangelho dão a todas as pessoas”

Aula magna e Missa de Dom Benedito Beni abrem o ano letivo nos Institutos de Filosofia e Teologia dos Arautos do Evangelho.  

Missa D Beni

Redação (01/02/2022 09:17, Gaudium Press) O Bispo emérito de Lorena-SP deu início ao ano letivo de 2022 para mais de 80 bacharelandos de Filosofia e Teologia[1] no último dia 28 de janeiro, memória de São Tomás de Aquino, padroeiro de ambos institutos. O local escolhido para o encontro foi a Basílica Nossa Senhora do Rosário, em Caieiras, na Serra da Cantareira.

Provas de uma grande Sabedoria

O tema proposto por Dom Beni para aula magna foi o Divino Espírito Santo. Profundo e ao mesmo tempo acessível, o bispo emérito não só dava mostras de um conhecimento admirável nas áreas da pneumatologia, mariologia, eclesiologia e Escrituras, mas incentivava e abria os horizontes daqueles que ali se encontravam para mais um ano de estudos.

Participaram do mesmo encontro aproximadamente 20 doutores e mestres em Filosofia, Teologia e Direito Canônico.

Defensor na perseguição: Ele “não preserva dos sofrimentos, mas dá forças para suportá-los”

No desenvolvimento do assunto escolhido, Dom Benedito Beni dos Santos tratou da relação do Espírito Santo com o Pai e o Filho dentro da Trindade Santíssima. Discorreu também sobre as relações do Paráclito com os carismas dentro da Igreja, com a Virgem Maria e com o Apóstolo São Paulo, mostrando como o Paráclito – isto é, o Advogado, o Defensor – sempre protegia e mostrava o rumo certo diante das perseguições: “o Espírito Santo não preserva do sofrimento, mas dá forças para suportá-lo”, comentou Dom Beni.

“Levo comigo uma lição”

Após a conferência, D. Benedito Beni presidiu a solene celebração da Santa Missa. O coro internacional dos Arautos do Evangelho esteve presente e abrilhantou a liturgia com cânticos gregorianos e polifônicos. No fim da cerimônia, após as palavras de agradecimento e louvor do Pe. Alex de Brito, EP, o Bispo emérito de Lorena dirigiu-se a todos com as palavras que marcaram o encontro: “Levo comigo uma lição: o exemplo de santidade de vida que os Arautos do Evangelho dão a todas as pessoas”.

Por Cícero Leite


[1] ITTA-IFAT: Instituto Teológico São Tomás de Aquino e Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas