Gaudium news > Dom Antônio de Assis Ribeiro é nomeado Bispo de Macapá

Dom Antônio de Assis Ribeiro é nomeado Bispo de Macapá

O prelado sucede Dom Pedro José Conti, que teve seu pedido de renúncia por idade aceito pelo Papa Francisco.

Dom Antonio de Assis Ribeiro e nomeado Bispo de Macapa

Macapá – Amapá (18/12/2024 09:12, Gaudium Press) Dom Antônio de Assis Ribeiro foi nomeado Bispo de Macapá. Divulgada pela Nunciatura Apostólica no Brasil na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, a decisão do Papa Francisco ocorre após o pontífice acolher o pedido de renúncia por idade de Dom Pedro José Conti.

O novo Bispo chegará à Macapá no dia 22 de fevereiro de 2025. Sua tomada de posse está prevista para ocorrer no dia 26 de fevereiro de 2025. Dom Pedro José Conti permanecerá como administrador apostólico até Dom Antônio de Assis Ribeiro assumir a Diocese.

Mensagem de boas-vindas da CNBB

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem saudando o novo Bispo, destacando que “este momento é de muita importância para a Igreja e para todos os fiéis da região, que contarão agora com a orientação espiritual, sabedoria e dedicação de um novo pastor”.

“Expressamos nossas felicitações e desejamo-lhes uma missão frutuosa, marcada por coragem, zelo pastoral e compromisso com os valores do Evangelho. Que sua liderança seja uma fonte de luz e inspiração para todos, promovendo a união, o diálogo e o fortalecimento da Fé na Diocese de Macapá”, diz um trecho do comunicado.

O documento assinado por Dom Jaime Spengler, Presidente da CNBB, conclui pedindo para “que Deus, em sua infinita bondade, o abençoe com sabedoria e graça, para que o senhor guie a Igreja Particular de Macapá com amor, justiça e verdade, sempre em conformidade com os ensinamentos de Cristo”.

Dom Antonio de Assis Ribeiro e nomeado Bispo de Macapa 1

Breve biografia de Dom Antônio de Assis Ribeiro

Nascido em Capitão Poço, no Pará, Antônio de Assis Ribeiro foi ordenado sacerdote na cidade de Ourém (PA) no dia 17 de junho de 1995, retornando para Manaus onde continuou seus trabalhos de formação Salesiana. No ano seguinte foi nomeado encarregado do Centro Vocacional Salesiano João Paulo II, também em Manaus, sendo formador dos aspirantes e pré-noviços. De 2000 a 2005 foi diretor da Escola Salesiana do Trabalho em Belém e professor de Teologia Moral no Centro de Formação Presbiteral da arquidiocese de Belém.

Em 2003 fundou o Centro Associação Damas Salesianas em Ananindeua (PA) – ONG voltada para a promoção do voluntariado feminino com o espírito salesiano, onde atuou de 2004 a 2005 como Conselheiro Nacional. De 2002 a 2004 foi membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PA); assumiu o cargo de Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da capital paraense em 2005; foi diretor da Missão Salesiana de Yauaretê (Amazonas – área indígena) e pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo na diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM) em 2006.

De 2007 a 2008 foi diretor do Colégio Dom Bosco e Pároco da Paróquia Dom Bosco, centro de Manaus (AM). De 2009 a 2013 foi diretor do Centro Juvenil Salesiano e pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Manicoré, na Diocese de Humaitá, no sul do estado do Amazonas. Em 2015 foi membro do Conselho Administrativo Nacional da Rede Salesiana Brasil e atuou como professor de ética profissional no curso de pós-graduação da Faculdade Salesiana Dom Bosco em Manaus; foi membro do Conselho Editorial da Revista de Pastoral da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), de 2016 a 2017; e membro do Comitê REPAM (Rede Pan-Amazônica) do regional Norte I da CNBB, em 2017.

De 2013 a 2017 atuou como vice-inspetor (vice-provincial) da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, delegado provincial para a Pastoral Juvenil Salesiana e vocacional; encarregado da promoção do voluntariado Juvenil Inspetorial e diretor-sócio da Faculdade Salesiana de Dom Bosco de Manaus.

Em 28 de junho de 2017 foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo auxiliar. Sua ordenação foi realizada no dia 2 de setembro do mesmo ano, por Dom Alberto Taveira Corrêa, em Ourém do Pará.

Atualmente é Bispo referencial da Pastoral da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário do regional Norte 2 da CNBB. Também é vice-presidente da Fundação Nazaré de Comunicação; colunista do Jornal Voz de Nazaré “Mundo Juvenil e a Fé Cristã”; apresentador do programa “Fé e Vida!” na Rádio Nazaré FM e coapresentador do programa “Diálogo de Fé” na TV Nazaré. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas