Gaudium news > Dom Antônio Carlos Cruz Santos é nomeado Bispo de Petrolina (PE)

Dom Antônio Carlos Cruz Santos é nomeado Bispo de Petrolina (PE)

O prelado sucede Dom Francisco Canindé Palhano, que renunciou ao governo pastoral desta Diocese por motivo de idade.

Dom Antonio Carlos Cruz Santos e nomeado Bispo de Petrolina PE

Foto: Divulgação/CNBB.

Redação (24/04/2024 09:42, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 24, o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Petrolina (PE) apresentada por Dom Francisco Canindé Palhano, por motivo de idade. Em seu lugar, o Pontífice nomeou Dom Antônio Carlos Cruz Santos, transferindo-o da Diocese de Caicó (RN).

Mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Em mensagem publicada em seu website oficial, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou sua alegria pela nomeação do novo Bispo da Diocese de Petrolina, rogando a Deus para que Dom Antônio Carlos Cruz Santos “tenha um frutuoso ministério nesta centenária Diocese”.

Formação e ordenação sacerdotal

Nascido no Rio de Janeiro, no dia 25 de novembro de 1961, Antônio Carlos Cruz Santos cursou Filosofia no Seminário Diocesano Paulo VI de Nova Iguaçu (RJ) e Teologia no Instituto Santo Inácio de Belo Horizonte (MG). No dia 2 de janeiro de 1988 fez a profissão religiosa na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, sendo ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1992.

Cargos desempenhados e ordenação episcopal

Dentre os cargos que desempenhou estão os seguintes: Vigário Paroquial em Belford Roxo (RJ), Contagem (MG), Pirassununga (SP) e Itajubá (MG); foi formador, promotor vocacional e mestre de noviços; superior provincial. No dia 12 de fevereiro de 2014 foi nomeado Bispo de Caicó recebendo a ordenação episcopal em 10 de maio seguinte.

Vice-presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB

Dom Antônio Carlos Cruz Santos é o atual vice-presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Essa regional inclui as Circunscrições Eclesiásticas dos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas