Gaudium news > Dom Rolando Álvarez é indicado ao Prêmio Sakharov por sua luta contra o governo autoritário da Nicarágua

Dom Rolando Álvarez é indicado ao Prêmio Sakharov por sua luta contra o governo autoritário da Nicarágua

O Parlamento Europeu anunciou a lista dos nomeados para o Prêmio Sakharov, entre os nomes está Dom Rolando Álvarez, Bispo da diocese de Matagalpa, detido por Daniel Ortega

Monsenor Rolando Alvarez 1

Redação (25/09/2023 14:00, Gaudium Press) O Parlamento Europeu anunciou a lista dos nomeados para o Prêmio Sakharov, entre os nomes está Dom Rolando Álvarez, Bispo da diocese de Matagalpa, detido por Daniel Ortega.

O Prêmio Sakharov é um prestigioso reconhecimento concedido aos indivíduos ou associações que se destacam na luta pela defesa dos direitos humanos e da liberdade de consciência ao redor do mundo, sendo a mais alta distinção da União Europeia no campo dos direitos humanos.

A primeira vez que o prêmio Sakharov foi outorgado foi em 1988 e o ganhador do prêmio de 2023 será conhecido em outubro. A nomeação de Dom Rolando Álvarez ao prêmio é uma resposta à sua valente postura face à perseguição que Daniel Ortega e Rosario Murillo fazem contra a Igreja Católica.

Dom Alvarez sempre se opôs ao regime autoritário de Daniel Ortega e por isso foi preso em agosto de 2022 pelas autoridades nicaraguenses. Alguns meses depois, Dom Álvarez recusou o exílio e foi condenado por “conspiração e difusão de notícias falsas”, além de ser destituído de sua nacionalidade nicaraguense.

Desde então, o Bispo de Matagalpa segue em prisão sob condições físicas e psicológicas desconhecidas. Várias organizações internacionais pediram a soltura do prelado argumentando a violação do direitos fundamentais por parte do governo nicaraguense.

Contudo, a detenção de Dom Álvarez é mais um episódio de uma série de ações repressivas do governo de Ortega contra a Igreja Católica no país. A hostilidade às instituições religiosas se evidenciou na expulsão territorial de sacerdotes, religiosos e religiosas, o fechamento de organizações religiosas e o confisco de bens da Igreja Católica através do país. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas