Gaudium news > Dogma da Assunção de Nossa Senhora completa 70 anos

Dogma da Assunção de Nossa Senhora completa 70 anos

O dogma da Assunção de Maria foi proclamado pelo Papa Pio XII em 1º de novembro de 1950 através da constituição apostólica Munificentissimus Deus.

Dogma da Assuncao de Nossa Senhora completa 70 anos

Itália – Roma (03/11/2020 15:00, Gaudium Press) Por ocasião dos 70 anos da proclamação do dogma da Assunção da Virgem Maria, o Cardeal Mauro Piacenza, Penitenciário-Mor do Vaticano, presidiu uma Santa Missa na gruta Tre Fontane, em Roma.

O ponto de chegada da Assunção

Dogma da Assuncao de Nossa Senhora completa 70 anos 2

Em sua homilia, o purpurado ressaltou que “a Assunção nos lembra, entre outras coisas, que também nós temos uma união com Cristo, fomos batizados e com isso também nos tornamos filhos de Deus, embora adotivos, nosso corpo tornou-se templo do Espírito Santo e continua sendo até o fim da vida, para esperar na Ressurreição”.

Para o Penitenciário-Mor do Vaticano, na Solenidade de Todos os Santos e no Dia dos Fiéis Defuntos é possível olhar para “o ponto de chegada da Assunção da Virgem: este ponto é o outro mundo! Nós, ainda peregrinos, estamos constantemente à margem deste outro mundo e se a nossa vida fluir sem a percepção desta proximidade corre o risco de se tornar uma vida vazia, uma vida sem propósito”. 

Dogma da Assuncao de Nossa Senhora completa 70 anos 4

O chamado da Assunção

O Cardeal Piacenza afirma ainda que olhar para o ponto de chegada da Assunção, olhar para o outro mundo, “deveria ser um pensamento habitual para nós, pois tudo depende disso e, se queremos ser sábios, devemos sentir-nos à margem deste outro mundo: é o chamado da Assunção. O outro mundo!”.

“De onde vêm os momentos em que nossa consciência nos fala? Do outro mundo. Mas há mais. Quem vive da oração e entra nela progressivamente com paciência, a ponto de experimentá-la, chega a uma oração de quietude na qual só Deus atua diretamente, de onde vem essa experiência? Do outro mundo. E os milagres que Deus realiza todos os dias aqui e ali, de onde vêm? Do outro mundo. E tudo o que nos espera, em cuja esperança vivemos e em cuja expectativa podemos alegrar-nos, mesmo que soframos, de onde vem? Do outro mundo”, questionou o purpurado.

Dogma da Assuncao de Nossa Senhora completa 70 anos 3

Concluindo sua homilia, o Cardeal Piacenza aconselhou os fiéis para que jamais esqueçam que “estamos às portas deste outro mundo. A Santíssima Virgem entrou nela com corpo e alma, única no gênero humano, mas estamos continuamente no limiar”.

Proclamação do dogma da Assunção de Maria

O dogma da Assunção de Maria foi proclamado pelo Papa Pio XII em 1º de novembro de 1950 através da constituição apostólica Munificentissimus Deus. “Pela autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e em nossa própria autoridade, pronunciamos, declaramos e definimos como sendo um dogma revelado por Deus: que a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, tendo completado o curso de sua vida terrena, foi assumida, corpo e alma, na glória celeste”, diz o documento. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas