Gaudium news > Divulgada programação oficial da visita do Papa Francisco a Veneza

Divulgada programação oficial da visita do Papa Francisco a Veneza

Durante a viagem, que durará aproximadamente seis horas, o Santo Padre visitará um centro de detenção feminina, o Pavilhão da Santa Sé da Bienal de Veneza e celebrará uma Missa na Praça São Marcos.

Divulgada programacao oficial da visita do Papa Francisco a Veneza

Foto: Pixabay/Neil Morrell.

Redação (25/03/2024 14:16, Gaudium Press) Na manhã desta segunda-feira, 25, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou a programação da visita que o Papa Francisco fará à cidade italiana de Veneza no dia 28 de abril, três dias depois da Festa de São Marcos, padroeiro da cidade. Durante a viagem, que durará aproximadamente seis horas, o Santo Padre visitará o Pavilhão da Santa Sé montado para a 60ª Exposição Internacional de Arte da Bienal.

Centro de Detenção Feminina de Veneza

No dia 28 de abril o Pontífice decolará às 6h30 do heliporto do Vaticano, aterrisando por volta das 8h, na praça interna do Centro de Detenção Feminina de Veneza, na Ilha de Giudecca. Ali será recebido pelo Patriarca Dom Francesco Moraglia, pela superintendente Maria Milano Franco D’Aragona, pela diretora do cárcere, Mariagrazia Felicita Bregoli e pela comandante da Polícia Penitenciária, Lara Boco.

Francisco se encontrará com as detentas e fará um discurso no pátio interno da prisão, às 8h15. Funcionários administrativos, policiais penitenciários e voluntários também estarão presentes. Por fim, o Santo Padre cumprimentará individualmente cada uma das oitenta reclusas do Centro de Detenção Feminina de Veneza.

Pavilhão da Santa Sé na Bienal de Arte de Veneza

Em seguida, por volta das 8h45, o Papa chegará à Igreja da Madalena (Capela Prisão), onde deverá ser recebido pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação e responsável pelo Pavilhão da Santa Sé na Bienal de Arte de Veneza.

Às 9 horas, o Pontífice se reunirá com os artistas que participam da Exposição. O encontro, que ocorrerá na Igreja da Madalena, será realizado após uma saudação feita pelo Cardeal De Mendonça. Na ocasião, o Papa fará um discurso diante das autoridades e artistas. Às 9h30, ele deixará a Ilha de Giudecca em barco patrulha e seguirá para a Basílica de Nossa Senhora da Saúde.

Missa na Praça São Marcos

Já às 10h, Francisco se encontrará com os jovens de Veneza e das Dioceses do Vêneto na praça em frente à Basílica de Nossa Senhora da Saúde, de onde fará o seu discurso. Em seguida, acompanhado por uma delegação de jovens, atravessará a ponte que liga a Praça São Marcos, sendo recepcionado por Luca Zaia, presidente da Região do Vêneto; pelo inspetor Darco Pellos e pelo prefeito Luigi Brugnaro.

Por fim, às 11h, o Pontífice presidirá uma Santa Missa na Praça São Marcos, seguida pela recitação do Regina Caeli. Ao término da celebração, após o agradecimento do Patriarca Moraglia, Francisco fará a sua entrada privada na Basílica para venerar as relíquias do Santo padroeiro da cidade. Depois seguirá de barco patrulha até o heliporto do Colégio Naval ‘F. Morosini’ em Santa Helena, de onde se despedirá das autoridades civis e religiosas que o acolheram. A previsão é que o Santo Padre saia de Veneza às 13h e chegue ao heliporto do Vaticano às 14h30. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas