Gaudium news > Dioceses espanholas celebram ano jubilar pelos 400 anos de canonização de Santa Teresa de Jesus

Dioceses espanholas celebram ano jubilar pelos 400 anos de canonização de Santa Teresa de Jesus

O Papa Francisco concedeu às dioceses espanholas de Salamanca e de Ciudad Rodrigo um ano jubilar pelos 400 anos da canonização de Santa Teresa de Jesus

Avila celebra Ano Jubilar pelos 400 anos da canonizacao de Santa Teresa de Jesus

Redação (11/10/2022 16:20, Gaudium Press) As dioceses espanholas de Salamanca e de Ciudad Rodrigo anunciaram que o ano jubilar de Santa Teresa de Jesus, começará no próxima dia 15 de outubro de 2023, festividade de Santa Teresa, e irá até o dia 15 de outubro de 2023.

O Bispo de ambas as dioceses fez um pedido ao Papa Francisco, através da Penitenciaria Apostólica, por ocasião dos 400 anos da canonização de Santa Teresa de Jesus e pelos cem anos da proclamação como doutora honoris causa, pela Universidade de Salamanca.

 Peregrinação ao lugares teresianos

Dom José Luiz Retana, Bispo das dioceses, explicou que os fiéis poderão fazer peregrinações às duas catedrais, aos mosteiros e igrejas vinculadas à figura de Santa Teresa para conseguir a indulgência plenária durante o jubileu.

Os edifícios que terão tal privilégio durante o ano jubilar de Santa Teresa são as catedrais de Salamanca e de Ciudad Rodrigo, o mosteiro e a igreja dos carmelitas de Alba de Tormes, a igreja de Santa Maria Madalena de Salamanca, os mosteiros de Cabrerizos, Cabrera, Mancera de Abajo, Peñaranda e Ciudad Rodrigo.

O ano jubilar de Santa Teresa de Jesus começará oficialmente no dia 15 de outubro ao meio dia com a abertura da Porta Santa, em Alba de Tormes. Em seguida, haverá confissões e a celebração eucarística presidida por Dom Carlos López, Bispo emérito de Salamanca.

Primeiro convento fundado por Santa Teresa de Jesus completa 460 anos 1

Ano jubilar de Santa Teresa: uma grande graça

“É uma graça que acolhemos com muitíssima alegria”, afirmou o vigário geral de Salamanca, Monsenhor Florentino Gutiérrez. Além disso, ele comentou que o ano jubilar de Santa Teresa será importante “para difundir a doutrina e a obra daquela que foi a primeira mulher doutora da Igreja”.

“Que uma mulher do século XVI seja capaz de fazer tudo o que ela fez, sua obra literária, a reforma do Carmelo, é muito eloquente do ponto de vista humano, é um ícone fundamental, um grande exemplo para o feminismo”, acrescentou Mons. Gutiérrez. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas