Gaudium news > Diocese vietnamita protesta contra interrupção da missa

Diocese vietnamita protesta contra interrupção da missa

Funcionários do governo local, acompanhados por equipes de segurança, invadiram uma casa onde o Padre Francisco Xavier Lê Tiên celebrava uma missa.

Foto: Diocese de Kon Tum

Foto: Diocese de Kon Tum

Redação (29/03/2023 09:44, Gaudium Press) No dia 23 de março passado, funcionários do governo comunista do Vietnã, acompanhados por equipes de segurança, invadiram uma casa onde o Pe. Francisco Xavier Lê Tiên celebrava a missa com a presença de muitos fiéis, na paróquia de Dak Giac (Dak Nong, distrito de Ngoc Hoi, província de Kon Tum, no Vietnã). As autoridades acusaram o pároco Pe. Tiên de celebrar serviços religiosos em uma capela não reconhecida. Com efeito, as atividades religiosas são restritas na província montanhosa de Kon Tum, onde muitos fiéis residem, vivendo na pobreza e longe das igrejas paroquiais. A maioria das igrejas da região foi destruída durante a Guerra do Vietnã (1955-1975).

Pe. Tiên explicou que celebra missas semanais há muitos anos neste local, conhecido como ‘Igreja de São Paulo’, porque não há igreja ou capela na área, e um paroquiano emprestou esta casa para a celebração de atos religiosos.

Alguns funcionários correram para o altar, exigindo que a missa fosse interrompida. O sacerdote, então, pediu permissão para terminar a missa – pois um sacerdote não pode interromper o Santo Sacrifício –, prometendo que depois se reuniria e conversaria com eles. No entanto, eles não aceitaram, e proferindo insultos, um deles retirou o missal do altar.

O sacerdote, vendo a tensão na situação e temendo uma briga, não continuou celebração e finalizou com a bênção.

Em um comunicado, a diocese de Kontum condenou veementemente o que chamou de “ofensa hedionda contra a santidade da missa”. As ações desses funcionários do governo comunista “são profundamente aflitivas e ferem nossos irmãos e irmãs da subparóquia, assim como todos os sacerdotes e leigos na diocese e em outros lugares”.

Com informações Diocese de Kon Tum

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas