Gaudium news > Diocese portuguesa lança iniciativa online para famílias rezarem em conjunto

Diocese portuguesa lança iniciativa online para famílias rezarem em conjunto

Padre António Torrão quer inserir a oração nas rotinas do quotidiano, em cada família, em cada casa.

 Padre António Torrão quer inserir a oração nas rotinas do quotidiano, em cada família, em cada casa.

Aveiro – Portugal (27/01/2021, 17:45,  Gaudium Press) Desde o início do ano as paróquias da Diocese de Aveiro aceitaram o desafio de promover o momento online denominado ‘Orar em Família’.

‘Orar em Família’, uma proposta para ser realizada online, em família

As comunidades paroquiais de Aguim, Arcos e Tamengos, que ficam na Diocese de Aveiro, foram desafiadas a promoverem um momento denominado ‘Orar em Família’. Uma proposta para ser realizada online, desde o início de janeiro.

Em declarações para a Agencia Ecclesia, o Padre Antônio Torrão que este “É um projeto para os membros da família rezarem juntos, assim como habitualmente faz as refeições, vê televisão, vai ao cinema ou passear. Às vezes, falta incutir o sentido de orar juntos”, disse disse o sacerdote.

“Um dos problemas da transmissão da fé e da própria vivência cristã”

Segundo o sacerdote que é pároco de Aguim, Arcos e Tamengos, localidades do Arciprestado de Anadia (Diocese de Aveiro), “parece que as famílias deixaram de rezar juntas”.

Segundo o sacerdote, este é   porque os pais têm também a “missão de catequizar os filhos”.

O sacerdote explica: projeto ‘Orar em Família’ apresenta esquema “para ser feito em família”

Padre Antônio Torrão observa ainda que há muitos sites online de oração que são “muito bons”, mas na prática são “sites de oração individual, onde a pessoa pode ouvir um mp3, ver vídeos, e é mais individualizada”.
O sacerdote explicou que o projeto ‘Orar em Família’ apresenta um esquema “para ser feito em família”.

Segundo o sacerdote, a proposta, “nesta primeira fase”, visa “criar um clima de ambiente para a oração”, recorrendo, por exemplo, a um cântico de ajuda à interiorização e ambientação que “é também de louvor”.

“Um dos primeiros aspectos da oração é louvar que muitas vezes está arredado das nossas orações, pedimos muito, mas louvamos pouco”, observa o padre António Torrão.

A família é convidada a ler o texto bíblico e a refletir a partir de “perguntas concretas” que incentivam a conversar.

No “Orar em Família” existe também “uma parte de pedidos”, que não é só pessoal, familiar ou pelos amigos mas “pelo que se passa no mundo”, o Pai-Nosso e uma oração conclusiva.

Há 250 inscrições e 700 pessoas diferentes acessaram o site, informou Padre Antônio

Semanalmente o esquema de oração é publicado no site online “Orar em Família” e quem quiser pode inscrever-se para receber uma notificação, via “WhatsApp ou por email”, informando que a nova proposta de oração já está disponível.

Atualmente estão registadas “cerca de 250 inscrições” e “cerca de 700 pessoas diferentes acederam” ao site, informou o Padre Antônio Torrão, pároco de Aguim, Arcos e Tamengos, na Diocese de Aveiro. (JSG)

(Redação Gaudium Press, com informações Ecclesia – Foto Copiosa Redenção)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas