Gaudium news > Diocese no Panamá comunica desaparecimento de Cardeal

Diocese no Panamá comunica desaparecimento de Cardeal

O Cardeal José Luis Cardenal Lacunza Maestrojuán, está desaparecido desde a tarde da última terça-feira, 30 de janeiro.

Diocese no Panama comunica desaparecimento de Cardeal

Foto: Divulgação.

Panamá – David (01/02/2024 16:35, Gaudium Press) A Diocese de David, no Panamá, publicou um comunicado oficial afirmando que o Cardeal José Luis Lacunza Maestrojuán está desaparecido desde a última terça-feira, 30 de janeiro. A Igreja local não sugere e nem formula qualquer hipótese sobre esse misterioso caso.

Ministério Público investiga desaparecimento

“Informamos oficialmente ao povo santo de Deus que o nosso Bispo, Cardeal José Luis Cardenal Lacunza Maestrojuán, está desaparecido desde terça-feira à tarde, 30 de janeiro. Apresentamos a denúncia ao Ministério Público, que imediatamente começou a investigar o caso”, diz a nota publicada pela Diocese panamenha.

O comunicado exorta ainda aos fiéis para que “se unam em oração constante para que com o mesmo coração do Coração de Jesus possamos encontrar em breve o nosso Bispo Diocesano”.

A Conferência Episcopal Panamenha, da qual o Cardeal Lacunza foi presidente durante dois mandatos, também apelaram a “todo o povo de Deus para se unir em oração constante pedindo que seu paradeiro logo se torne conhecido”.

Primeiro Cardeal do Panamá

Nascido em Pamplona (Espanha), o religioso agostiniano de 79 anos é Bispo de David, capital da província de Chiriquí, terceira maior área metropolitana do país, onde vivem quase meio milhão de pessoas. De 2000 a 2004 e depois de 2007 a 2013 foi presidente da Conferência Episcopal local.

Foi também secretário-geral da Secretaria Episcopal para a América Central e chefe da seção pastoral cultural do Conselho dos Bispos Latino-Americanos (CELAM), cuja comissão econômica preside desde 2015. Neste mesmo ano, o Papa Francisco o nomeou Cardeal, se tornando o primeiro Cardeal do Panamá e também o primeiro na história centenária da Ordem dos Agostinianos Recoletos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas