Gaudium news > Diocese de Tyler, EUA: uma previsível Visita Apostólica

Diocese de Tyler, EUA: uma previsível Visita Apostólica

Várias fontes confirmam que o Dicastério para os Bispos promoveu esta medida junto à Diocese de Tyler, cujo bispo, Dom Joseph Strickland, havia recentemente tomado posições consideradas extremamente conservadoras.

Dom Joseph Strickland. Foto: Wikipedia

Dom Joseph Strickland. Foto: Wikipedia

Redação (27/06/2023 11:50, Gaudium Press) A Visita Apostólica, que para muitos já era esperada, foi realizada por Dom Gerald Kicanas, Bispo Emérito de Tucscon e Dom Dennis Sullivan, Bispo Emérito de Camden. Várias fontes confirmam que o Dicastério para os Bispos promoveu esta medida junto à Diocese de Tyler, cujo bispo, Dom Joseph Strickland, havia recentemente tomado posições consideradas extremamente conservadoras.

A Visita Apostólica não foi apresentada como resultado dessas atitudes, mas como uma revisão da liderança diocesana e do governo, enfocando os aspectos administrativos, como declarou um sacerdote daquela jurisdição ao The Pillar: “As perguntas realmente centraram-se em anos de problemas de governo, que preocupavam os sacerdotes. Demitimos dois oficiais de finanças antes que seus mandatos de cinco anos expirassem, e isso não é nada típico.”

Mas há muitos que sugerem que o primeiro motivo da visita são as recentes posições do Bispo. Dom Strickland criticou a posição da Santa Sé em relação às vacinas contra o coronavírus, dizendo que deveriam ter sido mais críticos sobre sua origem de crianças abortadas; ele também tem sido muito crítico do sínodo da sinodalidade, e tem afirmado que “rejeita” o “programa do Papa Francisco que mina o Depósito da Fé”.

Fontes da diocese próximas ao prelado afirmam que Dom Strickland não deu grande importância à Visita. “Há vocações, a diocese está bem financeiramente, então, pelos números, tudo está indo muito bem”.

Mas outra fonte, que foi interrogada pelos visitadores, diz que eles perguntaram “sobre quem poderia ser uma boa opção para substituir [o bispo]”.

Já havia rumores de que Dom Strickland estava na “mira” do Vaticano: num programa de televisão, foi comentado que o núncio Christophe Pierre teria abordado o prelado numa reunião da conferência episcopal, em novembro de 2021, e dito: “Dom Strickland, estamos observando o senhor, pare de falar sobre o Depósito da Fé”. Embora tenham pedido confirmação ou comentários, nem a nunciatura nem o bispo quiseram fazê-lo.

Uma Igreja prevenida

De qualquer forma, é uma medida forte do Vaticano contra o bispo de Tyler, que se não for bem justificada, pode ter repercussões negativas para o Vaticano, em uma Igreja como a americana em que ainda se fala em dois pesos e duas medidas de acordo com a linha ideológica. Com efeito, enquanto o ex-padre Pavone, ex-diretor da Human Life, foi defenestrado, o jesuíta James Martin continua sua cruzada “inclusiva” com aberto apoio pontifício.

Alguns meios de comunicação noticiaram a tentativa destes dois cardeais (visitadores) para impedir uma revisão formal das diretrizes do bispo dos EUA para hospitais católicos e instituições de saúde que proibiriam a realização de procedimentos de “mudança de sexo” em centros de atendimento ligados à Igreja. Estes cardeais, Tobin e McElroy, são considerados como da “linha” do Vaticano, sendo este último, por exemplo, feito cardeal apesar de ser bispo de uma diocese secundária, enquanto o arcebispo de Los Angeles e ex-presidente do episcopado, D. José H. Gómez, do Opus Dei, de uma sé que tradicionalmente é cardinalícia, não foi criado como tal.

Resta a expectativa sobre os resultados da visita e o destino de um bispo (64 anos) que ainda é muito jovem para ser aposentado. (CCM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas