Gaudium news > Diocese de Paris se prepara para escolher futuros móveis de Notre Dame

Diocese de Paris se prepara para escolher futuros móveis de Notre Dame

A diocese de Paris vai fazer no próximo dia 17 de outubro um concurso para escolher os fabricantes dos novos móveis litúrgicos da catedral de Notre Dame

Restauracao da Catedral de Notre Dame avanca mais uma fase 1

Redação (13/10/2022 12:10, Gaudium Press) Os trabalhos internos da restauração da catedral de Notre Dame de Paris continuam.

A diocese da capital francesa anunciou que no próximo dia 17 de outubro vai abrir um concurso para decidir quem serão os artistas responsáveis pela fabricação dos móveis litúrgicos da catedral.

Dom Laurent Ulrich, Arcebispo de Paris, vai confiar a confecção dos mobiliário da catedral aos artistas escolhidos.

A diocese precisou que um primeiro concurso será feito sobre os principais móveis litúrgicos: o altar, o tabernáculo, o ambão, a cátedra e o batistério.

A intenção da diocese francesa é de abrir a candidatura para selecionar entre três e cinco artistas que deverão apresentar os seus projetos para a confecção dos móveis sacros.

Após uma primeira seleção, os candidatos apresentarão suas proposições artísticas até o fim de maio de 2023.

A fabricação dos assentos da catedral não está contemplada nesta primeira seleção de candidatos. O planejamento e a disposição das capelas laterais da catedral serão objeto de um novo concurso posteriormente, conforme indicou a diocese.

A intenção desta primeira abertura de candidaturas é assegurar que os principais móveis litúrgicos estejam prontos antes do término dos trabalhos de restauração da catedral que foi incendiada em 2019.

Seguem os trabalhos de reconstrucao da Catedral de Notre Dame 1 700x467 1

Comissão artística, responsável por selecionar os artistas

A comissão artística da catedral de Notre Dame vai selecionar entre três e cinco pessoas com qualificações artísticas com experiência de designer e de planejamento litúrgico para fabricação dos móveis litúrgicos.

Presidida pelo Arcebispo de Paris, a comissão artística de Notre Dame, é composta entre outras pessoas tais como Dom Éric Aumônier, bispo emérito de Versalhes e reitor da catedral, pelos sacerdotes: Maxime Deurbergue, Doutor em História da Arte, Gautier Mornas, Chefe de Arte Sacra da Conferência dos bispos franceses, entre outros sacerdotes.

A senhora Caroline Morizot, membro da Comissão Diocesana de Arte Sacra, o Ministério da Cultura, a Instituição Pública responsável pela restauração da catedral, bem como outras personalidades qualificadas nas áreas da liturgia, design e criação artística também formam a comissão examinadora. (FM)

Com informações de Aleteia

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas