Gaudium news > Diocese de Palmares anuncia novo administrador diocesano

Diocese de Palmares anuncia novo administrador diocesano

O Padre Norberto Penzkofer assumirá o cargo até a posse do Bispo que sucederá Dom Henrique Soares da Costa, falecido no último sábado, 18.

Diocese de Palmares anuncia novo administrador diocesano

Pernambuco – Palmares (22/07/2020 15:00, Gaudium Press) O Padre Norberto Penzkofer será o novo administrador diocesano da Diocese de Palmares, em Pernambuco. O sacerdote foi escolhido para a nova função durante a reunião do colégio de consultores, realizada na terça-feira, 21, mas o anúncio só foi feito nesta nesta quarta-feira, 22.

Padre Roberto, 74 anos, assumirá o cargo até a posse do Bispo que sucederá Dom Henrique Soares da Costa, falecido no último sábado, 18, aos 57 anos, vítima da Covid-19.

Nascido em Passau, na Alemanha, o presbítero chegou ao Brasil na década de 1970, tendo sido ordenado por Dom Acácio Rodrigues Alves. Em julho de 1991 tornou-se vigário geral da Diocese de Palmares.

Competências do administrador diocesano

De acordo com o Código de Direito Canônico, “o administrador diocesano tem as obrigações e goza do poder do bispo diocesano” e entre as suas competências está o de autorizar a ordenação de seminaristas com o consentimento do colégio de consultores, e confirmar a indicação de sacerdotes já destinados a paróquias.

O administrador diocesano não pode, ao longo de um ano, conceder a excardinação ou a incardinação de clérigos ou transferência para outra Diocese. Além disso, ele também não tem poder para remover o ecônomo, vigário judicial, destituir chanceler e notários, e eregir associações públicas sem a aprovação do colégio de consultores. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas