Gaudium news > Diocese de Milão propõem a recitação dos Salmos para fiéis em quarentena

Diocese de Milão propõem a recitação dos Salmos para fiéis em quarentena

Itália – Milão (Quinta-feira, 19-03-2020, Gaudium Press) Tomando como inspiração a história do povo de Israel no exílio da Babilônia, o Apostolado Bíblico da Diocese de Milão, Itália, chama a viver a Quaresma, condicionada pela pandemia do coronavírus, orando em casa com o Saltério, Livro dos Salmos.

O propósito é motivar a oração nesse tempo de espera, para viver o jejum eucarístico forçado ao qual os fiéis católicos tem passado com o fechamento dos templos e a suspensão das Missas por conta da quarentena.

Trata-se de 15 salmos, os chamados da ascensão -em referência à subida do povo de Israel a Jerusalém-, aos quais os fiéis podem acessar com textos e áudios diariamente disponíveis. O propósito é motivar a oração nesse tempo de espera, para viver o jejum eucarístico forçado ao qual os fiéis católicos tem passado com o fechamento dos templos e a suspensão das Missas por conta da quarentena.

“O pensamento corre ao presente e ao passado. Ao presente, pensando em tantas comunidades cristãs espalhadas pelo mundo que, praticamente a cada domingo, são privadas da Celebração Eucarística. Experimentamos também nós, por um lapso de tempo, quanto outros irmãos na Fé desafortunadamente o vivem ordinariamente”, refletem os promotores da iniciativa, segundo se indica em nota informativa publicada pela Diocese de Milão.

Daí que a proposta se inspire com um olhar ao passado com o povo de Israel no exílio:

“O segundo pensamento se remonta ao passado, à época em que o povo de Israel viu a destruição de Jerusalém e seu templo por parte de Nabucodonosor, tomando assim o caminho ao exílio na Babilônia. No exílio, já não se podiam fazer sacrifícios, já que somente se podiam oferecer no templo de Jerusalém. Assim começou um longo ritual. Para alguns profetas da fatalidade, esse momento representou o princípio do fim e a destruição do santuário precedeu a extinção da Fé no povo de Israel. Mas não foi assim. O tempo do exílio obrigou os fiéis a aprofundar, a encontrar as razões mais sólidas para sua Fé, a examinar a Palavra de Deus, a buscar novas formas de nutrir a vida interior”.

Justamente o tempo do exílio se caracterizou pela formação do Saltério, na reunião dos Salmos que, como explica o Apostolado Bíblico da Diocese de Milão, respondiam a perguntas tais: “Como entrar no santuário de Jerusalém quando já estava destruído? Como cruzar esse espaço sagrado enquanto se vive na terra do exílio?”. A resposta estava precisamente na recitação dos Salmos.

Assim, a iniciativa busca recuperar a oração com os Salmos “neste momento quando não podemos celebrar a Eucaristia”.

As leituras, meditações e textos dos 15 salmos serão realizados por meio de um itinerário, começando da terra do exílio para chegar à cidade santa de Jerusalém, ao templo do Senhor.

“Na Quaresma, enquanto caminhamos penitentes até a Páscoa, em circunstâncias excepcionais e para todos inéditas, estas antigas orações sempre adivinham as palavras justas com as quais podemos e devemos dirigir-nos ao Deus”, indicam a partir do Apostolado Bíblico.

Os salmos, em texto e áudio, podem ser baixado no website da Diocese de Milão chiesadimilano.it. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas