Gaudium news > Diocese de Macapá divulga cartaz do Círio de Nazaré 2020

Diocese de Macapá divulga cartaz do Círio de Nazaré 2020

A procissão em honra a Nossa Senhora de Nazaré, que costuma reunir mais de 100 mil fiéis pelas ruas de Macapá.

Diocese de Macapá divulga cartaz do Círio de Nazaré 2020

Amapá – Macapá (04/06/2020 10:00, Gaudium Press) A Diocese de Macapá divulgou a arte do cartaz do Círio de Nazaré, a maior festa religiosa do estado. Neste ano de 2020 a festividade mariana pretende fazer um chamado para que se dê justo valor e dignidade à toda vida, à toda criatura.

O tema escolhido para a festa do Círio de Nazaré deste ano foi: “Maria de Nazaré Mãe da vida, mãe de todas as criaturas!”, e o lema “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância!” (João 10, 10b).

Círio de Nazaré em Macapá 2

Por conta da epidemia de coronavírus, a apresentação do cartaz deste ano foi transmitida através dos meios de comunicação e redes sociais da Diocese e do Círio. A procissão em honra a Nossa Senhora de Nazaré, que costuma reunir mais de 100 mil fiéis pelas ruas de Macapá, está marcada para 11 de outubro, entretanto a programação deste ano segue indefinida.

Mensagem do Bispo de Macapá

Dom Pedro José Conti, Bispo de Macapá, deixou uma mensagem aos fiéis na qual ressaltou os desafios enfrentados durante este ano de 2020, e como podemos aprender com o exemplo de Maria de Nazaré.

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá

“Muitas pessoas estão sendo exemplo de dedicação e generosidade. E descobrimos valores como a fraternidade e a partilha, que estavam enterrados sob montanhas de ambições, egoísmos e banalidades. Com Maria podemos reaprender a gerar e a cultivar a vida, para que a humanidade e a criação inteira sejam mais felizes, unidas e em paz, sem os vírus da indiferença, da violência e do ódio”, destacou.

O cartaz do Círio de Nazaré 2020

A arte do cartaz é composta pela famosa pintura da criação de Adão, de autoria de Michelangelo e que se encontra no teto da Capela Sistina, no Vaticano. Além disso, o cartaz também apresenta uma paisagem do cenário amazônico em referência ao Sínodo da Amazônia de 2019 e a Exortação Apostólica do Papa Francisco Querida Amazônia na qual ele chama Nossa Senhora de “Mãe da Amazônia” e “Mãe de todas as criaturas” (n.111).

O cartaz traz ainda a foto da vitória de uma família macapaense diante da pandemia. Francisco de Assis Alves Filho, 63 anos, recebendo alta do hospital após 13 dias internado. “Ter a imagem no cartaz é uma graça muito grande. Nós representamos muitas famílias, uma benção de Nossa Senhora. A intercessão dela foi muito importante e nos proporcionou o milagre da vida. Agradecemos a todos os profissionais e comunidade que oraram por nós”, ressaltou Maria Glória Silva, esposa de Francisco.

Círio de Nazaré em Macapá

Ao centro da arte está a imagem de Nossa Senhora de Nazaré com o Menino Jesus no colo, destacada no meio da natureza, da água, da mata e das aves, que representam ‘todas as criaturas’ das quais se fala no tema.

“Este ano trouxemos uma mensagem a todas as famílias, Maria com o recém-nascido: ‘Coragem! Tenham confiança, eu carrego no colo o Vencedor da doença, do medo, da morte e quero doá-lo a cada um de vocês, para que tenham vida e a tenham em abundância!’”, ressaltou o coordenador da festa Padre Raphael Donneschi. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas