Gaudium news > Dia Nacional do Terço dos Homens é aprovado pelo Senado

Dia Nacional do Terço dos Homens é aprovado pelo Senado

A data escolhida para celebrar o Dia Nacional do Terço dos Homens foi 8 de setembro, quando a liturgia católica celebra a Solenidade da Natividade de Nossa Senhora.

Dia Nacional do Terco dos Homens e aprovado pelo Senado

Foto: Divulgação.

Redação (24/03/2023 10:09, Gaudium Press) O projeto de lei de autoria do deputado Eros Biondini (PL-MG) que cria o Dia Nacional do Terço dos Homens, foi aprovado na última terça-feira, 21, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado e agora seguirá para sanção presidencial.

Data escolhida foi o dia 8 de setembro

Em sua justificativa, o deputado Biondini apresentou o “profundo significado devocional para os católicos brasileiros e a força desse movimento para o fortalecimento de uma sociedade justa, solidária e comprometida com a dignidade e a espiritualidade do ser humano”. A data escolhida para celebrar o Dia Nacional do Terço dos Homens foi 8 de setembro, quando a liturgia católica celebra a Solenidade da Natividade de Nossa Senhora.

Segundo o relator do projeto, o senador Wellington Fagundes (PL-MT), “o terço dos homens é um movimento cristão que tem o propósito de engajar na Igreja Católica homens de todas as gerações mediante esse ato de Fé e devoção, como estímulo fundamental à formação da família cristã e da sociedade como um todo”.

Dia Nacional do Terco dos Homens no Brasil e aprovado pela Camara dos Deputados

Foto: Divulgação/Terço dos Homens Mãe Rainha.

Movimento do Terço dos Homens

O movimento do Terço dos Homens, que atualmente reúne por volta de 2,5 milhões de tercistas em todo o país, é reconhecido em alguns estados brasileiros, como Sergipe, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão.

Anualmente o Santuário Nacional de Aparecida, localizado no interior do estado de São Paulo, é palco da Romaria Nacional do Terço dos Homens. A última edição ocorreu entre os dias 10 e 12 de fevereiro e contou com a participação de 70 mil homens do terço.

Origem do Terço dos Homens

De acordo com o assessor nacional do Terço, Padre Vandemir Meister, apesar de existirem relatos de homens que, aqui no Brasil, desde o tempo da escravidão se reuniam para rezar, somente no ano de 1997 esses grupos se oficializaram.

O surgimento ocorreu dentro do Movimento Apostólico de Schoenstatt, com um pequeno número de homens vinculados ao Santuário da Mãe e Rainha, em Olinda (PE). A partir daí, os grupos de Terço dos Homens começaram a se espalhar pelo país, chegando a mais de um milhão de integrantes. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas