Gaudium news > Dia Nacional do Rosário é aprovado pelo presidente do Brasil

Dia Nacional do Rosário é aprovado pelo presidente do Brasil

A data deverá ser celebrada anualmente em 7 de outubro, dia no qual a Igreja Católica comemora a Festa litúrgica de Nossa Senhora do Rosário.

Dia Nacional do Rosario e aprovado pelo presidente do Brasil

Foto: Pixabay/lbrownstone.

Redação (07/12/2023 10:22, Gaudium Press) Após aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), sancionou o Dia Nacional do Rosário. A data deverá ser celebrada anualmente em 7 de outubro, dia no qual a Igreja Católica comemora a Festa litúrgica de Nossa Senhora do Rosário.

“Esta data unirá todos os católicos apostólicos romanos do nosso país e iremos resgatar nossa Fé”, ressaltou a deputada Simone Marquetto (MDB-SP), autora da lei que teve por relator o deputado Luiz Gastão (PSD-CE). A notícia foi divulgada no Diário Oficial nesta última quarta-feira, 06 de dezembro.

Dia Nacional do Terco dos Homens e celebrado no Santuario de Aparecida

Foto: Pixabay/Samuel Taboada.

A Origem do Santo Rosário

Poucos sabem, mas a origem do termo Rosário está ligada aos romanos e gregos, que tinham o costume de coroar com rosas as imagens que representavam os seus deuses, como símbolo da oferta dos seus corações. Daí surgiu a palavra “rosário”, que significa “coroa de rosas”.

Com base nessa tradição, as mulheres cristãs que eram levadas ao coliseu romano para serem martirizadas, utilizavam coroas de rosas em suas cabeças, simbolizando a alegria e a entrega dos seus corações a Deus. À noite, os cristãos iam até o coliseu e recolhiam essas rosas rezando os salmos pelo descanso eterno dessas mártires.

Os cristãos da época foram incentivados a rezarem este “rosário” recitando os 150 salmos de Davi. Este costume, entretanto, era praticado apenas pelos fiéis mais cultos que sabiam ler. Por conta disso, a Igreja sugeriu que os salmos fossem substituídos por 150 Ave Marias divididas em quinze dezenas. Esta prática ficou conhecida como o “Saltério da Virgem”.

terco mariano 700x438 1

O Santo Rosário e São Domingos de Gusmão

Séculos depois, em 1208, Nossa Senhora apareceu a São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores (mais conhecidos como Dominicanos), e o ensinou a recitar o Santo Rosário como o conhecemos hoje em dia. Em seguida pediu para que ele divulgasse essa devoção por todo o mundo.

Naquela época, o santo espanhol estava no sul da França lutando contra a heresia albigense. Através do Santo Rosário, São Domingos de Gusmão conseguiu converter inúmeros albigenses e alcançou abundantes graças.

Como surgiu a Festa de Nossa Senhora do Rosário?

No século XVI, a Europa vivia na iminência de uma invasão muçulmana. Diante disso, o Papa São Pio V recebeu uma revelação de Nossa Senhora na qual foi avisado de que os católicos venceriam a batalha contra os muçulmanos através da recitação do Santo Rosário. Confiante na promessa da Mãe de Deus, o Pontífice exortou os fiéis de toda Igreja para que rezassem o Rosário com Fé e devoção.

Cumprindo sua promessa, no dia 7 de outubro de 1571, Nossa Senhora concedeu a vitória aos católicos nesta histórica batalha naval. Em honra desta milagrosa vitória, o Papa São Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora do Rosário. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas