Gaudium news > Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria é aprovado pela Câmara dos Deputados

Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria é aprovado pela Câmara dos Deputados

“Esta data irá unir todos os católicos apostólicos romanos de nosso País e iremos resgatar nossa Fé”, ressaltou a deputada Simone Marquetto (MDB-SP), autora do projeto.

Dia Nacional do Rosario da Virgem Maria e aprovado pela Camara dos Deputados

Foto: Pixabay/Myriams-Fotos.

Brasília – Distrito Federal (26/10/2023 14:43, Gaudium Press) Na última quarta-feira, 25, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4943/23, através do qual é criado o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria. A proposta será enviada ao Senado.

A data escolhida para a celebração foi 7 de outubro, dia no qual a liturgia católica comemora a Festa de Nossa Senhora do Rosário. “Esta data irá unir todos os católicos apostólicos romanos de nosso País e iremos resgatar nossa Fé”, ressaltou a deputada Simone Marquetto (MDB-SP), autora do projeto.

R238 D DIV ROSARIO Rosario

Um símbolo de Fé, esperança e proteção

O relator do projeto, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), destacou que o Santo Rosário é uma prática de devoção amplamente difundida na cultura religiosa do Brasil e que “por séculos, tem sido um símbolo de Fé, esperança e proteção para os crentes, proporcionando conforto espiritual e orientação em momentos de adversidade”.

Gastão ressaltou ainda que o momento em que Nossa Senhora entregou o Santo Rosário a São Domingos de Gusmão possui “um significado especial para milhões de fiéis ao redor do país e representa um importante momento de reflexão espiritual e devoção para os cidadãos brasileiros”.

A Origem do Santo Rosário

Poucos sabem, mas a origem do termo Rosário está ligada aos romanos e gregos, que tinham o costume de coroar com rosas as imagens que representavam os seus deuses, como símbolo da oferta dos seus corações. Daí surgiu a palavra “rosário”, que significa “coroa de rosas”.

Com base nessa tradição, as mulheres cristãs que eram levadas ao coliseu romano para serem martirizadas, utilizavam coroas de rosas em suas cabeças, simbolizando a alegria e a entrega dos seus corações a Deus. À noite, os cristãos iam até o coliseu e recolhiam essas rosas rezando os salmos pelo descanso eterno dessas mártires.

Os cristãos da época foram incentivados a rezarem este “rosário” recitando os 150 salmos de Davi. Este costume, entretanto, era praticado apenas pelos fiéis mais cultos que sabiam ler. Por conta disso, a Igreja sugeriu que os salmos fossem substituídos por 150 Ave Marias divididas em quinze dezenas. Esta prática ficou conhecida como o “Saltério da Virgem”.

paz rosario

O Santo Rosário e São Domingos de Gusmão

Séculos depois, em 1208, Nossa Senhora apareceu a São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores (mais conhecidos como Dominicanos), e o ensinou a recitar o Santo Rosário como o conhecemos hoje em dia. Em seguida pediu para que ele divulgasse essa devoção por todo o mundo.

Naquela época, o santo espanhol estava no sul da França lutando contra a heresia albigense. Através do Santo Rosário, São Domingos de Gusmão conseguiu converter inúmeros albigenses e alcançou abundantes graças.

Como surgiu a Festa de Nossa Senhora do Rosário?

No século XVI, a Europa vivia na iminência de uma invasão muçulmana. Diante disso, o Papa São Pio V recebeu uma revelação de Nossa Senhora na qual foi avisado de que os católicos venceriam a batalha contra os muçulmanos através da recitação do Santo Rosário. Confiante na promessa da Mãe de Deus, o Pontífice exortou os fiéis de toda Igreja para que rezassem o Rosário com Fé e devoção.

Cumprindo sua promessa, no dia 7 de outubro de 1571, Nossa Senhora concedeu a vitória aos católicos nesta histórica batalha naval. Em honra desta milagrosa vitória, o Papa São Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora do Rosário. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas