Gaudium news > Dia Mundial dos Pobres: Papa celebrará Missa com os pobres na Basílica de São Pedro

Dia Mundial dos Pobres: Papa celebrará Missa com os pobres na Basílica de São Pedro

Nesta edição da iniciativa, que ocorrerá no próximo domingo, 15, se seguirá o seguinte tema: “Estende a tua mão ao pobre”.

Dia Mundial dos Pobres 2020

Cidade do Vaticano (12/11/2020 13:00, Gaudium Press) Por ocasião do IV Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado no próximo domingo, 15, e terá como tema: “Estende a tua mão ao pobre”, o Papa Francisco presidirá uma Missa especial com os pobres na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Missa papal para 100 convidados

Por conta das restrições sanitárias causadas pela Covid-19, a cerimônia contará com a assistência de apenas 100 convidados que, simbolicamente representarão todos os pobres do mundo e com eles estarão alguns voluntários e benfeitores.

Os tradicionais gestos realizados nos anos anteriores, tais como o ambulatório médico na Praça de São Pedro e o almoço do Papa com 1500 pobres, tiveram que ser suspensos por causa da pandemia.

Distribuição de alimentos e realização de exames médicos

Entretanto, neste dia serão realizados outros sinais concretos, tais como a distribuição de alimentos para 5 mil famílias necessitadas e a realização de exames médicos gratuitos aos pobres, por parte de uma clínica móvel localizada embaixo da colunata de São Pedro, organizada pela Esmolaria Apostólica.

Segundo o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, estes são “alguns sinais muito simples, mas que expressam a proximidade e a atenção do Papa Francisco neste momento”.

Além disso, também serão distribuídas 2,5 toneladas de macarrão aos diversos abrigos e associações caritativas que trabalham em favor dos numerosos pobres presentes na cidade e que são atendidos por tantas realidades eclesiais.

Que este dia não se limite apenas às iniciativas de caridade

Dom Rino Fisichella, explicou que ressaltou que o Dia Mundial dos Pobres deste ano, “embora limitado em iniciativas, continua sendo uma data à qual as Dioceses do mundo olham para manter vivo o sentido de atenção e fraternidade para com as pessoas marginalizadas e desfavorecidas”.

Com o objetivo de que este dia não se limite apenas às iniciativas de caridade, foi criado um subsídio pastoral em seis idiomas: italiano, espanhol, francês, inglês, português e polonês. A obra, que pode ser baixada clicando aqui, tem o intuito de auxiliar as paróquias e as diversas realidades eclesiais do mundo a se apoiarem na oração pessoal e comunitária. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas