Gaudium news > Devotos iniciam festejos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes em Salvador, Bahia

Devotos iniciam festejos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes em Salvador, Bahia

Esta edição dos festejos seguem o tema ‘Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem: família, oração e missão’.

Devotos iniciam festejos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes em Salvador Bahia

Foto: Reprodução/Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Salvador – Bahia (27/12/2023 12:02, Gaudium Press) Seguindo o tema ‘Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem: família, oração e missão’, nesta quarta-feira, 27 de dezembro, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia deu início aos festejos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem

Lavagem do templo e tríduo preparatório

A programação teve início às 6h na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem A bandeira da Devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem e ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes foi hasteada. Em seguida, foi realizada uma oração e a lavagem do templo. Uma Santa Missa está programada para ser celebrada às 19h.

Um tríduo preparatório será iniciado na próxima quinta-feira, 28, e seguirá até sábado, 30. A cada dia se refletirá sobre um dos subtemas: ‘Bom Jesus dos Navegantes nos convida a amar a família, que é a esperança do mundo’; ‘Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, modelo oração’; e ‘Bom Jesus dos Navegantes é a plenitude da nossa missão’.

Procissão marítima até a Basílica Santuário

No dia 31 de dezembro, às 9h, a Galeota que conduzirá a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes descerá ao mar. A Santa Missa de embarque será presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Sergio da Rocha, às 15h, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Os organizadores preveem que, após ser colocada na Galeota, a imagem inicie seu translado às 16h, sendo conduzida em procissão marítima até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada no bairro Comércio, em Salvador. Essas homenagens ocorrem tradicionalmente, há mais de 200 anos.

Santa Missa presidida pelo Cardeal no dia 1º de janeiro

O Cardeal Sergio da Rocha presidirá uma Santa Missa, às 8h do dia 1º de janeiro, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Uma procissão terrestre será iniciada às 10h, saindo da Basílica e seguindo até o píer da Capitania dos Portos (local no qual a imagem do Senhor Bom Jesus embarcará novamente na Galeota).

Diversas Missas serão celebradas na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. A primeira delas, às 9h30, será pelo descanso eterno de todos os devotos, benfeitores e paroquianos. Já a segunda, às 10h30, será pelo êxito da festa, pela saúde de todos os devotos e benfeitores, também por um ano novo com saúde, paz, amor e união entre as pessoas.

Encerramento dos festejos

Ao meio-dia, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes chegará à Ponta do Humaitá, onde encontrará, mais uma vez, a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. As imagens da Mãe e do Filho serão conduzidas pelos devotos em procissão terrestre até a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

O encerramento dos festejos ocorrerá no dia 7 de janeiro. Nesta data, às 15h30, os devotos se reunirão na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem para a recitação do Santo Terço, que será seguida pela celebração de uma Santa Missa, às 16h. Outra procissão terrestre está prevista para ocorrer por volta das 17h30. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas