Gaudium news > Devotos do Senhor do Bonfim celebram os 270 anos do Santuário em Salvador

Devotos do Senhor do Bonfim celebram os 270 anos do Santuário em Salvador

As festividades duraram dez dias e foram encerradas através de uma Santa Missa presidida pelo Cônego Edson Menezes da Silva, Reitor e Capelão da centenária Basílica.

Devotos do Senhor do Bonfim celebram os 270 anos do Santuario em Salvador 1

Foto: Divulgação/Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

Salvador – Bahia (17/01/2024 12:29, Gaudium Press) Milhares de devotos celebraram os 270 anos do Santuário dedicado ao Senhor do Bonfim localizado na capital baiana de Salvador. As festividades duraram dez dias e foram encerradas no último domingo, 13, através de uma Santa Missa presidida pelo Cônego Edson Menezes da Silva, Reitor e Capelão da centenária Basílica.

Em sua homilia, o religioso ressaltou a importante missão da Igreja, dos religiosos, leigos e do povo de Deus em não desistir da evangelização a partir da tradicional devoção e do Santuário do Senhor do Bonfim. “Temos um caminho longo a percorrer, exercitando o diálogo, cultivando a amizade, o respeito mútuo, a confiança, a humildade e a compreensão de que Ele, Nosso Senhor do Bonfim é o único protagonista da Colina Sagrada e nós, servidores que acolhem a todos que aqui chegam, reconhecendo-os como irmãos”, afirmou.

Devotos do Senhor do Bonfim celebram os 270 anos do Santuario em Salvador 2

Foto: Divulgação/Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

História da devoção a Nosso Senhor do Bonfim

A devoção a Nosso Senhor do Bonfim foi iniciada na cidade portuguesa de Setúbal no ano de 1669, apesar de alguns historiadores afirmarem que ela já existia desde de 1217. A história conta que Theodózio Rodrigues de Faria, capitão-de-mar-e-guerra da marinha portuguesa, durante uma terrível tempestade que teve que enfrentar, fez uma promessa de que, caso sobrevivesse, traria as imagens do Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia ao Brasil.

Em 1746, foi iniciada a construção da Capela do Senhor do Bonfim no Brasil, concluída no dia 24 de junho de 1754. A imagem do padroeiro foi então levada em procissão da Capela da Penha para a Colina do Bonfim, onde foi celebrada uma Santa Missa Solene. Com a crescente peregrinação de devotos, a capela foi recebendo melhorias.

No ano de 1773, a festa litúrgica do Bonfim passou a ser celebrada no segundo Domingo da Epifania, tendo sido autorizada pelo Arcebispo local, Dom Sebastião Monteiro de Vide. Na ocasião também foi iniciada a tradicional lavagem da Igreja, que posteriormente foi transferida para as escadarias e o adro do templo.

O Papa Pio XI concedeu o título de Basílica à Capela em 1927. No dia 20 de outubro de 1991, o Papa São João Paulo II presenteou esta invocação com um cálice de prata dourada durante visita que o Pontífice fez ao Santuário brasileiro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas