Gaudium news > Deus não quer a igualdade de classes

Deus não quer a igualdade de classes

Deus não quer a igualdade de classes, pois não quer a corrupção dos costumes!

JDie achtjahrige Hildegard von Bingen Mitte wird zu Jutta von Sponheim Mitte rechts auf den Disibodenberg gebracht

Redação (05/12/2020 11:02, Gaudium Press) Perguntada por que só admitia em seu convento damas de alta linhagem, quando o Senhor se rodeara de gente humilde, escreveu Santa Hildegarda de Bingen:

Deus vela junto de cada homem para que as classes baixas nunca se elevem sobre as altas, como fizeram outrora Satanás e o primeiro homem, que quiseram exaltar-se acima de seu próprio estado. E quem há que guarde num só estábulo todo o seu rebanho, bois e jumentos, ovelhas e carneiros? Por isso, devemos velar para que o povo não se apresente todo misturado num só rebanho… De outro modo, produzir-se-ia horrorosa depravação dos costumes e todos se dilacerariam mutuamente, levados pelo ódio recíproco, ao ver como as classes altas se rebaixariam ao nível das classes baixas, estas se alçariam até a altura daquelas. Deus divide seu povo sobre a terra em diferentes classes, tal como no Céu classifica seus anjos em diversos grupos… Porém, Deus os ama a todos igualmente.

 

Migne, Ser. lta., tomo 197, col. 336 – apud J. Bühler, “Vida y cultura en la Edad Media”, Fondo de Cultura Económica, México, 1957, p. 104.

 

Por Cícero Leite

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas