Gaudium news > Desconfinamento: “Em breve, novamente celebraremos juntos em nossas Igrejas”, anunciam Bispos belgas

Desconfinamento: “Em breve, novamente celebraremos juntos em nossas Igrejas”, anunciam Bispos belgas

Por muitas semanas, não fomos capazes de celebrar juntos em nossas igrejas, mas nossos laços de fé buscaram e encontraram muitas outras maneiras de estarmos unidos.

 Desconfinamento: “Em breve, novamente celebraremos juntos em nossas Igrejas”, anunciam Bispos belgas.

Liège-Belgica (04/06/2020 16:43, Gaudium Press) Em um Comunicado Oficial assinado pel0s bispos belgas e distribuído à imprensa, a Conferência dos Bispos da Bélgica informou nesta quarta-feira, 03 de junho, que o Conselho de Segurança Nacional liberou os cultos religiosos na Bélgica.
A retomada das celebrações litúrgicas públicas terá seu início a partir de segunda-feira, 8 de junho.
Os Bispos da Bélgica informaram que gostariam de expressar seu agradecimento a todos aqueles que ajudaram a permitir essa retomada das celebrações após uma longa espera.

As normas para o desconfinamento foram anunciadas no final da semana e sua implementação está em andamento

O Comunicado da Conferência dos Bispos da Bélgica informa que “as medidas de segurança decididas e aprovadas pelo governo e que deverão ser aplicadas foram comunicadas a todas as autoridades pastorais locais no final da semana passada”. As medidas de segurança decididas pelo governo estão nos sites Cathobel e Kerknet.

A implementação das medidas aprovadas está em andamento. Os responsáveis pastorais locais decidirão quando estarão prontos para retomar as celebrações.
A segurança e a saúde de todos são fundamentais, esclarece o Comunicado.

Por muitas semanas, não fomos capazes de celebrar juntos em nossas igrejas, mas nossos laços de fé buscaram e encontraram muitas outras maneiras de estarmos unidos.  

Culto limitado a cem fiéis por celebração, ou duzentos a partir de 1º de julho

“Uma das medidas mais importantes nesta primeira fase de desconfinamento para os cultos é a limitação de cem participantes por celebração, ou duzentos a partir de 1º de julho”, afirma a Conferência dos Bispos da Bélgica.

O Comunicado sugere que, quando isto não bastar, os fiéis podem participar das celebrações do fim de semana em outras igrejas ou organizarem temporariamente mais celebrações em sua Igreja. As celebrações durante a semana também podem ser celebradas em várias igrejas.

O episcopal tem muito a agradecer, afirma o Comunicado dos Bispos

“Os bispos belgas também desejam expressar seu agradecimento. Pela compreensão e paciência que receberam durante esse longo período em que não pudemos celebrar juntos nas igrejas”, diz a nota de Imprensa.

Os bispos agradecem “pelas alternativas criativas procuradas e implementadas espontaneamente via rádio, televisão e inúmeras transmissões ao vivo”.

Eles agradecem também “as orações individuais em casa, na igreja, nas capelas e em muitos outros lugares”. E agradecem a troca de orações e de textos encorajadores; agradecem “tanto alimento espiritual oferecido pelo site Cathobel, pelas redes sociais e outros canais.”

Os Bispos lembram e também agradecem “a preocupação com outras pessoas expressa por telefonemas, e-mails, whatsapps, visitas respeitando a distância, compras entre si e qualquer outra ajuda espontânea” e agradecem “especialmente pela proximidade testemunhada junto àqueles que perderam um ente querido ou que foram afetados pelo vírus”.

Finalizando o Comunicado dos Bispos recorda que:
“Por muitas semanas, não fomos capazes de celebrar juntos em nossas igrejas, mas nossos laços profundos buscaram e encontraram muitas outras maneiras” de estarmos unidos. (JSG)

 

Fonte: https://www.evechedeliege.be/

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas