Gaudium news > Depois de 80 anos desaparecida, pia batismal é restituída para igreja mexicana

Depois de 80 anos desaparecida, pia batismal é restituída para igreja mexicana

Após 80 anos, igreja mexicana recebe novamente seus cálices sagrados e sua pia batismal original

Pia batismal

Redação (21/04/2022 12:20, Gaudium Press) Uma pia batismal e alguns cálices sagrados foram restituídos a uma igreja no México depois de 80 anos desaparecidos.

O fato aconteceu na histórica igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Caborca, no México.

Robert Greninger e Ed Williams, membros da associação que irmana a cidade americana de Prescott à cidade mexicana de Caborca, foram os responsáveis por trazer a pia batismal e os vasos sagrados à igreja de origem.

cathopic 1493050151131686

Ambos foram responsáveis por levar a cabo uma missão que durou cerca de 15 anos de negociações internacionais.

Tudo começou quando Greninger, então presidente da associação, visitou a igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição para restaurá-la tendo em vista o bicentenário do templo, em 2008.

Durante a visita, ele ficou surpreso ao saber que a igreja não tinha pia batismal. De fato, uma jovem estudante do Arizona levou a pia batismal e os vasos sagrados embora, em 1937.

ArizonaHistoryMuseum Main e1650554376258

https://arizonahistoricalsociety.org/museum/arizona-history-museum/

Acredita-se que a jovem temia pela segurança dos objetos sacros durante um período de forte anticlericalismo no México que foi a década de 30.

O resultado do “rapto” foi que os objetos passaram a ser expostos em uma coleção particular de peças de arte e depois tornaram-se propriedade do estado do Arizona, onde estavam  sendo expostos no Museu de Tucson da Sociedade Histórica do Arizona.

O Museu de Tucson aceitou que a pia fosse colocada temporariamente na igreja mexicana. Porém, Greninger começou um verdadeiro processo de diplomacia explicando que os cidadãos da cidade queriam que a pia e os vasos sagrados retornassem definitivamente para o local de origem.

Pia batismal

Por fim, em agosto de 2021, um acordo foi assinado entre o Consulado mexicano de Tucson, a Sociedade Histórica de Arizona, autoridades eclesiásticas e os membros da Associação das cidades-irmãs. O acordo cedia definitivamente a pia batismal e os vasos sagrados à igreja mexicana.

A fonte batismal e os cálices foram expostos no Museu Antropológico Nacional do México antes de serem definitivamente entregues à igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

TEMPLO CABORCA

Em um relato escrito sobre sua saga, Greninger explicou que passou 15 anos pedindo que as autoridades americanas e mexicanas entrassem em um acordo, sem contudo ver grandes resultados.

Contudo, ele explicou que a missão de devolver a pia batismal e os cálices sagrados à igreja tinha se tornado uma verdadeira paixão. Os dois americanos foram condecorados na cidade de Caborca graças aos seus esforços. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas