Gaudium news > Demolida uma bela capela do século XIX na França, para dar lugar a um edifício moderno

Demolida uma bela capela do século XIX na França, para dar lugar a um edifício moderno

A Associação Urgences Patrimoine (Emergências do Patrimônio) recorreu contra a demolição perante a justiça francesa, sem resultado.

Redação (26/02/2021 15:25, Gaudium Press) Não, não é o caso de uma igreja que os fiéis já não frequentam mais, portanto, impossível de sustentá-la.

Trata-se da capela de São José em Lille – França, adjacente ao Colégio São Paulo, que está sendo demolida, para ser substituída por um edifício moderno, daqueles que já estamos cansados de ‘admirar’ sua simplicidade sem-graça.

Ao contrário, a capela – parte de um antigo colégio jesuíta – era um “monumento totalmente excepcional, com uma galeria que formava um claustro suspenso, uma arquitetura sábia que misturava, romano, bizantino e também gótico com os grandes vitrais”, nas palavras do arquiteto Etienne Poncelet, um especialista em monumentos históricos. A capela foi concluída em 1886.

A associação Urgences Patrimoine lutou para que a capela não fosse demolida, mas sem resultado. Agora, e como um gesto simbólico, a associação deixou um pacote de rosas diante do monumento em destruição e convidou as pessoas a imitar seu gesto.

O prédio que vai substituir a capela será mais uma dessas construções modernas e simples de sempre…

A associação Urgences Patrimoine recorreu inclusive à justiça de Lille e Paris, mas sem sucesso. Agora, só lamentarão a capela aqueles que não se conformam com o monótono e igualitário presente que destrói as belas relíquias do passado.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas