Gaudium news > Cuba: sem hóstias para a Missa por falta de farinha

Cuba: sem hóstias para a Missa por falta de farinha

A Santa Missa não pode ser celebrada por falta de farinha de trigo para as hóstias.

Hóstia

Redação (04/11/2022 10:40, Gaudium Press) A crise econômica em Cuba continua atingindo a população, desta vez afetando os católicos visto que a falta de farinha de trigo impediu que as hóstias fossem feitas, deixando os fiéis sem a possibilidade de celebrar a Santa Eucaristia.

A Congregação das Carmelitas Descalças em Havana anunciou na última quarta-feira que não pode produzir hóstias para as dioceses do país por falta de farinha.

“Louvado seja Jesus Cristo! Informamos a todas as dioceses que já não há hóstias à venda. Temos trabalhado com a pouca farinha que restava, e a que havia de reserva chegou ao fim”, escreveram as religiosas no Facebook da Vida Cristiana, órgão de divulgação da Igreja Católica Cubana a cargo da Companhia de Jesus. “Esperamos e confiamos no Senhor para que possamos retomar o trabalho em breve”, acrescentaram.

As carmelitas chegaram ao país no século XVIII e ainda estão presentes na Ilha, embora com uma comunidade religiosa muito menor do que antes. De acordo com o documentário “Um milhão de hóstias”, de 2016, são 15 religiosas de clausura que fazem as hóstias que são consagradas em toda Cuba, desde a década de 1960.

A escassez de produtos básicos, desde alimentos a combustíveis e medicamentos, é um dos aspectos mais relevantes e problemáticos da crise generalizada em Cuba. Com a pandemia da COVID-19 e a guerra da Rússia na Ucrânia, o preço de uma tonelada de trigo subiu muito. No final de outubro, autoridades cubanas qualificaram a situação de abastecimento de farinha no mercado nacional como crítica devido à falta de financiamento para a compra desse cereal. Essa situação levou as autoridades a buscarem soluções para substituir o produto, como o uso da farinha de mandioca para a produção de pães e pizzas.

No entanto, de acordo com a Instrução Redemptionis Sacramentum, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, a hóstia só pode ser feita com trigo.

“O pão que se utiliza no Santo Sacrifício da Eucaristia deve ser ázimo, só unicamente de trigo, feito recentemente, para que não haja nenhum perigo de que se estrague por ultrapassar o prazo de validade. Por conseguinte, não pode constituir a matéria válida, para a realização do Sacrifício e do Sacramento Eucarístico, o pão elaborado com outras substâncias, embora sejam cereais, nem mesmo que leva a mistura de uma substância diversa do trigo, em tal quantidade que, de acordo com a valorização comum, não se pode chamar pão de trigo”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas