Gaudium news > Cristo Redentor será restaurado em preparação aos seus 90 anos

Cristo Redentor será restaurado em preparação aos seus 90 anos

Através do ‘Projeto de Restauro Cristo 90 Anos’ pretende-se trabalhar na conservação preventiva e no tratamento de danos no monumento.

Cristo Redentor Rio de Janeiro 1

Rio de Janeiro (18/11/2020 15:00, Gaudium Press) Em preparação ao seu 90º aniversário, que será celebrado no dia 12 de outubro de 2021, o Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, deu início ao seu projeto de restauração e manutenção.

Conservação do monumento do Cristo Redentor

Na primeira fase do projeto são feitos os levantamentos necessários para subsidiar os diagnósticos que serão a base para tratamento e conservação do monumento. Além disso, também será montado um andaime multidirecional com escada modular, para que se possa acessar o interior do Cristo.

Dentre os objetivos específicos deste projeto estão a identificação de agentes que possam colocar em risco a integridade do monumento, elaborar projetos complementares estruturais, de instalações, do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e de programação visual, com tratamento preventivo.

Cristo Redentor Rio de Janeiro 2

Projeto de Restauro Cristo 90 Anos

Este projeto, que segue as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR), é realizado por uma equipe constituída por aproximadamente 40 profissionais, dentre os quais estão engenheiros estruturais, elétricos, de segurança, geólogos, arquitetos, mestres, técnicos em escaneamento 3D, alpinistas, pedreiros e escultores.

O ‘Projeto de Restauro Cristo 90 Anos’ foi criado a partir de estudos, levantamentos e pesquisas realizados pela empresa Cone Sul desde 2016. Através deste empreendimento pretende-se trabalhar na conservação preventiva e no tratamento de danos no monumento. Este projeto tem como propósito evitar a perda da materialidade e da forma original da imagem do Cristo Redentor, além de prevenir o risco de acidentes. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas