Gaudium news > Cresce o número de vocações sacerdotais na Venezuela

Cresce o número de vocações sacerdotais na Venezuela

Apesar do aumento, mais vocações são necessárias para responder às carências pastorais do país, especialmente nas áreas mais remotas e nas periferias.

Seminaristas de Venezuela

Venezuela – Caracas (17/11/2020 16:00, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) divulgou um comunicado celebrando os numerosos frutos que o apostolado vocacional no país está rendendo, apesar da crise social e econômica vivida no país.

Atualmente, nos 21 seminários da Venezuela há um total de 804 seminaristas. Destes, 186 estão no propedêutico, 328 cursam Filosofia e 290 estão estudando Teologia.

Fortalecer o discernimento espiritual dos jovens

“A partir dos diferentes seminários diocesanos, através de diversas atividades de promoção da pastoral vocacional, procurou-se fortalecer o discernimento espiritual dos jovens, para que possam compreender o chamado de Deus em suas vidas”, diz o comunicado da CEV.

O Padre Rivelino Cáceres, diretor do Departamento de Clero, Seminários, Vocações e Diaconato Permanente da Venezuela, explicou que quando o seminarista conclui os estudos de teologia, “realiza-se um ano de experiência pastoral em uma paróquia, sempre guiados pelo pároco e pela equipe de formadores do seminário, por aproximadamente um ano, após o qual seria a ordenação sacerdotal”.

Conferencia Episcopal da Venezuela

Menos sacerdotes, mais seminaristas

De acordo com a Agência Fides, o número de sacerdotes no mundo sofreu uma diminuição em 2020, entretanto, nesse mesmo período, o número de seminaristas maiores, diocesanos e religiosos aumentou, chegando a 115.880.

O comunicado da CEV ressalta que “esses números permitem estimar a necessidade crescente de vocações sacerdotais no mundo” e que esse levantamento também mostra que, “embora neste ano as vocações na Venezuela tenham aumentado, mais vocações ainda são necessárias para responder às carências pastorais do país, especialmente nas áreas mais remotas e nas periferias”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas